sábado, 13 de abril de 2013

Workshop "Caracterização de edifícios antigos: conhecer para intervir"

A InovaDomus - Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro organizará o workshop “Caracterização de edifícios antigos: conhecer para intervir”, no próximo dia 18 de Abril, quinta-feira, entre as 9h30 e as 18h, na casa que a Associação adquiriu em Ílhavo para aplicar um projecto piloto de reabilitação e ser o futuro laboratório do habitat.

A sessão conta com uma comissão organizadora, constituída por António Oliveira em representação da InovaDomus, Humberto Varum do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro e Lília Basílio da Dryas Octopetala. As comunicações serão garantidas pelos oradores da Universidade de Aveiro, com publicações na reabilitação do edificado, e pelos oradores da Dryas, empresa especialista em arqueologia e património que se destaca por desenvolver estudos não intrusivos.

Programa:
09h30 - Recepção de participantes
9h45 - Apresentação
10h - As vantagens das abordagens e ferramentas não intrusivas na caracterização dos edifícios antigos como suporte à sua reabilitação
10h30 - Arqueologia do edificado e importância da caracterização histórica dos edifícios. Relevância para o projecto de reabilitação; métodos de trabalho; potencial de informação; integração de novas tecnologias e abordagens multidisciplinares; a constituição de uma equipa multidisciplinar para o estudo e caracterização do edifício InovaDomus
11h15 - Modelação digital de edifícios: equipamento; método; mais-valias e potencial de exploração.
11h30 - Inspecção de estruturas construídas por métodos não intrusivos: a técnica GPR
11h45 - Caracterização e datação de materiais de construção: técnicas e métodos de trabalho; potencial de informação.
12h - Métodos de datação radiocronométrica de edifícios: métodos de datação; questões metodológicas; problemas a resolver.
14h - Conhecer o edifício InovaDomus
14h30 - Modelação digital do edifício InovaDomus: aquisição de terreno e construção do modelo
16h15 - Inspecção geofísica de edifícios aquisição de dados no terreno e processamento de sinal
17h30 - Encerramento e debate
A participação no workshop será aberta a todos os interessados e as inscrições deverão ser efectuadas até 16 de Abril através do email - inovadomus@inovadomus.pt ou por telefone para o número 234 425 662.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO