segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Construção em terra, da tradição ao novo

A construção em terra é uma tradição em Portugal. Usualmente na zona sul do País a construção era quase 100% em terra. Em outras zonas, mais a norte, passou-se a utilizar conjuntamente com outros materiais, até passar a ser apenas utilizada na ligação.

Temos construções com centenas de anos, que tendo uma manutenção correta, estão aí para durar.

Talvez tenhamos deixado de utilizar este tipo de construção pela necessidade de efetuarmos muita construção e de forma rápida. Foi uma tendência durante cerca de 50 anos. Contudo ultimamente tem-se verificado que a construção em terra pode estar “na moda” novamente.
Além da construção estar muito mais focada na reabilitação, por isso os edifícios com construção em terra tem um elevado potencial para o efeito, existe também uma nova “linha” de arquitetura em terra.

Será que estamos a voltar ao que tínhamos como construção tradicional? Espero bem que sim, porque tem todas as vantagens. Assim podemos ter: utilização de materiais locais, elevada inércia, fácil manutenção, potencial capacidade antissísmica.
Espero que comece a existir legislação para a promoção deste tipo de construção, ao contrário do que tem acontecido com a legislação de eficiência energética que condiciona muito a construção nova em terra.

Como agora temos uma construção habitacional mais reduzida, podemos voltar a construir para durar, certo?

---
Artigo escrito por Susana Lucas do SEIbySusana.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO