terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa 2017

É já no próximo mês de Março que Lisboa acolhe, pelo 4º ano consecutivo, a Semana da Reabilitação Urbana. Promovida pela Vida Imobiliária, a Promevi e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, este ano decorrerá no Teatro Capitólio – Parque Mayer de 27 de Março a 2 de Abril. Esta é a semana inteiramente dedicada à Reabilitação Urbana, uma semana com exposições, eventos, seminários e workshops que atrai profissionais da área da engenharia civil, arquitetura, imobiliário e o público em geral.

Ao contrário do ano passado, o local escolhido para a realização desta Semana da Reabilitação Urbana é o Teatro Capitólio no Parque Mayer, com o propósito de celebrar a sua reabilitação que iniciou no primeiro trimestre de 2012 e terminou em Novembro de 2016, e foi da responsabilidade do arquitecto Alberto Souza Oliveira. Esta requalificação custou entre 8,5 e 10 milhões de euros, e foi financiado por verbas de contrapartidas do Casino de Lisboa.
O Teatro Capitólio, inaugurado a 10 de Julho de 1931, fez parte do local lúdico e cultural lisboeta, Parque Mayer, integrando com o Teatro Variedades, o Maria Vitória e o já demolido ABC. O Teatro Capitólio é a obra mais significativa do arquitecto Luís Cristino da Silva do período do “primeiro Modernismo” e descolava-se do que era construído até à altura. Era claramente uma inspiração do movimento moderno que se sentia internacionalmente, com linhas direitas e um purismo racionalista.

Em 1983, o Capitólio foi classificado como Imóvel de Interesse Público mas acaba por fechar portas a meados dos anos 90. Em 1999 a Bragaparques compra os terrenos do Parque Mayer tendo estado até Janeiro de 2014 em várias negociações com a Câmara Municipal de Lisboa, acerca da permuta entre o Parque Mayer e os terrenos da antiga Feira Popular.

O Capitólio reabrirá agora com o nome do actor Raul Solnado, nome atribuído por aprovação na Câmara Municipal de Lisboa a 2 de Setembro de 2009.

---
Artigo escrito por Vânia Baptista.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO