segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A maior coluna de aço inoxidável fabricada em Portugal

Uma coluna com cerca de 56 metros de comprimento, um diâmetro de 1,7 metros e 62 toneladas de peso saiu de Vale de Cambra na sexta-feira e chegará a Cádis, no sul de Espanha, na terça-feira. Durante estes 5 dias, o seu transporte percorrerá 700 Km. Esta coluna irá para o Mar do Norte onde será aplicada numa plataforma petrolífera. Esta é a maior coluna em aço inoxidável (superduplex) produzida em Portugal.

O termo técnico da estrutura é open drain caisson e, na prática, consiste num tubo de aço inoxidável superduplex que, com 56 metros de comprimento e 1,7 de diâmetro, será unido a outra coluna e depois instalado verticalmente no mar, numa plataforma off-shore em construção.

Em Cádis esta coluna será emendada noutra coluna, somando assim um total de 94 metros de comprimento. Antes de se efetuar a emenda, a coluna será sujeita a uma pintura anti-corrosão. No alinhamento das duas colunas o desvio máximo admissível é de 12 milímetros. Ambas as colunas foram fabricadas na Arsopi, em Vale de Cambra, onde fonte dessa metalúrgica declarou à agência Lusa: "A peça que vai hoje para Espanha é o maior equipamento que alguma vez saiu da fábrica, tenho quase a certeza de que mais nenhuma empresa em Portugal faz colunas destas e, mesmo no mundo inteiro, só haverá uma meia dúzia a produzir material assim".
No que diz respeito ao transporte da coluna só as extremidades da peça estarão apoiadas e o corpo restante será deslocado em suspenso, entre o camião e o atrelado. Antes de chegar às instalações da Dragados, empresa responsável pela construção da plataforma petrolífera, o transporte terá que passar pelos constrangimentos impostos ao seu transporte por Portugal e Espanha. Em território português o transporte só pode ser efectuado durante a noite. Em Espanha o transporte só pode ser efectuado durante o dia e em dias úteis. Em auto-estrada a velocidade do camião está limitada a 60 Km/h, sendo que "todo o trajeto vai ser acompanhado por mais de 20 pessoas, entre batedores da Brigada de Trânsito da GNR, técnicos de uma transportadora especial, polícias portugueses e também espanhóis", revelou um responsável da Arsopi.

Veja de seguida um vídeo com a reportagem da SIC obre o transporte desta coluna.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO