quarta-feira, 10 de abril de 2013

Umbelino premiada com selo de sustentabilidade

A Umbelino Monteiro, uma das principais empresas de produção de telha cerâmica em Portugal, foi distinguida com o Selo de Sustentabilidade pela Plataforma para a Construção Sustentável, entidade que gere o Cluster Habitat Sustentável em Portugal, pelas boas práticas no domínio da sustentabilidade.

A Umbelino Monteiro desenvolve uma estratégia de inovação que visa posicionar a telha cerâmica como um material que responda aos desafios da construção sustentável e da arquitectura bioclimática. O contínuo investimento em Investigação e Desenvolvimento permite à empresa de Pombal desenvolver sistemas de construção e produtos que tornem os edifícios sustentáveis ao nível térmico, de consumo de energia, de qualidade do ar interior e de durabilidade das coberturas.

Para Teresa Monteiro, Directora Geral da Umbelino Monteiro, a atribuição do Selo de Sustentabilidade, nível prata, “é um marco na história da empresa. Há muitos anos que actuamos nas várias dimensões da sustentabilidade, ambiental, económica e social. Temos realizado investimentos com o objectivo de reduzir o impacto da actividade industrial, tendo sido a Umbelino Monteiro a primeira empresa fabricante de telhas a ter o sistema de gestão ambiental certificado; apostado na investigação e desenvolvimento no que concerne ao produto e aos sistemas construtivos em que este está inserido. Desta forma, procuramos reduzir o impacto ambiental das telhas, alargar a sua vida útil e simultaneamente desenvolver sistemas construtivos que potenciem a redução dos consumos energéticos, contribuindo para elevar a sustentabilidade dos edifícios. Esta distinção é o reconhecimento público do trabalho desenvolvido e dos elevados padrões a que a empresa responde neste âmbito”.
A Umbelino Monteiro tem como objectivo ser uma empresa sustentável e, nesse sentido, publica anualmente os relatórios de sustentabilidade, utiliza ferramentas de avaliação de sustentabilidade da construção, desenvolve produtos e serviços com critérios de eco design baseados em avaliação de ciclo de vida do produto, promove produtos com Ecolabel (certificação ambiental dos produtos) e participa activamente em projectos inovadores orientados pela sustentabilidade e incentiva a empreendimentos sustentáveis nos regulamentos municipais.
O Selo de Sustentabilidade da Plataforma para a Construção Sustentável pretende dar visibilidade nacional e internacional à sustentabilidade como mote para a inovação e competitividade de empresas e entidades do cluster do habitat, com base em critérios rigorosos ao nível ambiental, social e económico.









Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO