terça-feira, 29 de maio de 2012

A ponte Golden Gate

Fez no dia 27 de Maio 75 anos que a Golden Gate Bridge, localizada em São Francisco, foi aberta ao público. Inicialmente, em 1937, apenas para pedestres, no ano seguinte para veículos. Nessa altura, a ponte Golden Gate era a ponte suspensa mais longa do mundo. A ponte tem 2737 metros de comprimento, 27 metros de largura, e as duas torres da ponte chegam à altura de 230 metros de altura. O tabuleiro fica cerca de 65 metros acima da água. A ponte Golden Gate, hoje em dia considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis, foi projectada pelo engenheiro Joseph Strauss e a sua construção teve um custo de cerca de 20 milhões de dólares.

O comprimento suspenso da ponte Golden Gate é de 1966 metros, sendo a distância entre as duas torres da ponte 1280 metros. É destas torres que saem os cabos que suportam o tabuleiro suspenso da ponte. Cada cabo destes tem 92cm de diâmetro, sendo formado por 27572 cabos menores.
É importante ainda referir mais algumas curiosidades. Todos os dias passam sobre a ponte Golden Gate mais de 100 mil carros. Contudo o número desta ponte que mais impressiona é o número de suicídios, sendo que não há uma contagem exacta, mas os dados apontam para mais de 1200 suicídios desde a sua inauguração... a queda demora 4 segundos, e quando se atinge a água a velocidade do corpo é de cerca de 120 km/h, o que torna quase sempre o impacto mortal.
Para finalizar destacamos que depois de ser construída a Golden Gate, outras pontes foram construídas à sua imagem. Por exemplo a ponte 25 de Abril em Lisboa, que tem a mesma cor (característica da Golden Gate) e a mesma arquitectura de ponte suspensa.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO