sábado, 1 de outubro de 2016

Ampliação do centro logístico da Brasmar entregue à Garcia, Garcia

A Brasmar, empresa dedicada à importação, transformação e comercialização de produtos alimentares congelados, selecionou a Garcia, Garcia para ampliar a sua unidade na Trofa. Num investimento aproximado de seis milhões de euros, o projeto fomentará a criação de 50 postos de trabalho diretos, o que irá contribuir para a dinamização da economia local. A Garcia assume a execução e a coordenação global da obra, que contempla a construção e ampliação de 3.000 m2 de armazém e 1.800m2 de área de expedição e logística.

Adjacente às atuais instalações industriais, situadas na Trofa, o novo centro logístico irá nascer num terreno com cerca de 31.000 m2. Os trabalhos já arrancaram e têm data de conclusão prevista para novembro.

Pertencente ao grupo Metalcon, a Brasmar foi fundada há 13 anos, tendo evidenciado, nos últimos anos, um acentuado crescimento, o que originou a necessidade de desenvolvimento de um novo e moderno centro logístico. Líder de mercado e com um volume de negócios de 115M€, a sua produção é destinada, maioritariamente, ao mercado nacional e europeu, exportando para países como França, Alemanha, Suíça, Holanda, Luxemburgo, Inglaterra, Grécia, entre outros.

A ampliação agregará uma área total de 5.800 m2, englobando uma câmara de congelados com 3.000 m2 e uma zona de expedição com temperatura controlada com 1.800 m2. O edifício irá desenvolver-se em 2 naves, sendo a nave 1 dedicada à área de armazenagem. Por sua vez, a nave 2 integrará uma zona de expedição e logística, a área técnica e o bloco social. Devido à dimensão dos vãos das duas naves, com 52 metros e 29 metros, respetivamente, foi adotada uma solução estrutural mista, com pilares pré-fabricados em betão e cobertura metálica.

CONSTRUÇÃO EXIGENTE
Destinada à armazenagem, a nave 1 será uma enorme câmara de congelados e terá uma altura de 12,5 metros de pé-direito livre. Por outro lado, a nave 2 será destinada à logística e expedição de produtos finais, beneficiando de temperatura controlada, sendo ainda equipada com oito cais de carga com sistema dock-in com semáforos. Em função das diferenças de temperaturas entre as duas naves e para garantir o isolamento térmico das áreas, as mesmas ficarão divididas por um painel isotérmico de elevada performance. Na nave 1 será ainda instalado um avançado sistema de estanteria móvel de 12 metros de altura, promovendo um eficiente aproveitamento do espaço disponível e maximizando a área útil de armazenamento.

De modo a suportar a exigência, que, devido às suas dimensões, a câmara de congelados e a área de temperatura controlada colocam, está prevista a construção de uma área técnica com 750 m2. Esta integrará todos os equipamentos de suporte para produção de frio que garantirão, para a nave 1, temperaturas de serviço entre os 22 e os 20 graus negativos e, para a nave 2, temperaturas de serviço entre os 10 e os 12 graus positivos. Devido ao risco acrescido desta área, a mesma irá beneficiar de uma compartimentação em relação às restantes zonas.

DADOS DO PROJETO:
Localização: Trofa
Projeto: Luís Granja – Gabinete de Projectos, Lda.
Construção e Engenharia: Garcia, Garcia
Prazo de Execução: 8 meses
Terreno: 31.250 m2
Área Total de Construção: 5.800 m2
Área Armazenagem: 3.000 m2
Área Logística: 1.800 m2
Área Social: 250 m2
Área Técnica: 750 m2










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO