terça-feira, 6 de agosto de 2019

Garcia Garcia aposta no mercado hospitality com residência universitária no Porto

O início do ano letivo 2018/19 não foi fácil para muitos estudantes universitários deslocados e à procura de um quarto nas principais cidades do país. No Porto, o número de camas disponíveis é manifestamente inferior à procura. Reconhecendo o potencial da região, a Milestone, operador austríaco no setor das residências para estudantes, decidiu investir no Polo da Asprela da Universidade do Porto, tendo-se, para tal associado à Garcia Garcia. A construtora nacional especializada em design and build de edifícios industriais, logísticos, residenciais e comerciais, aposta assim no mercado hospitality, em que tem vindo a investir numa lógica de diversificação dos seus negócios. Responsável pela seleção do terreno, pelos projetos de arquitetura e engenharia e pela construção, a Garcia Garcia concluiu agora a obra. A nova residência irá contar com 220 quartos individuais.

Com abertura prevista a tempo do arranque do próximo ano letivo, a residência universitária assume uma localização privilegiada, a uma pequena distância da estação de metro e de outros transportes públicos e com acesso fácil à Via de Cintura Interna. Nas imediações das faculdades de Medicina, Economia, Engenharia, Ciências da Nutrição e Alimentação, de Desporto, Medicina Dentária e Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, do Instituto Politécnico do Porto e da Universidade Fernando Pessoa, a nova residência conta com quartos totalmente mobilados e equipados. Todos incluem uma pequena cozinha e uma casa de banho privativa.

Concebido para o segmento alto do mercado residencial, o empreendimento exibe uma arquitetura contemporânea e a sua fachada é marcada por grandes janelas. Com espaços sociais e individuais flexíveis e com boa fluidez de circulação, áreas comuns amplas e diversificadas, a residência conta com pátios no piso térreo e no primeiro e sexto andares destinados a momentos de lazer, salas de estudo, ginásio, lavandaria self-service e espaços multiusos. O edifício contempla ainda dois pisos subterrâneos reservados a estacionamento. Futuramente, receberá uma cafetaria ou pequeno restaurante para servir os residentes.

PEGADA AMBIENTAL REDUZIDA
Com uma volumetria imponente, a nova residência da Milestone é revestida com painéis pré-fabricados em betão. Além de, em conjunto com as colunas facetadas com orientações diferentes, ter conferido ao edifício uma linguagem arquitetónica singular de linhas irregulares e em que a profundidade de sombras dá ao alçado uma presença figurativa, a solução pré-fabricada permitiu encurtar o prazo de execução da obra.

Concebido para minimizar a sua pegada ambiental, o edifício será candidato à Certificação LEED, a qual promove uma abordagem integrada para a construção “verde”, avaliando rigorosamente os imóveis desde a sua conceção até à operacionalização ao longo da vida, analisando igualmente a sua execução. Além das grandes janelas que marcam a fachada e que permitem uma boa iluminação dos espaços, destacam-se soluções como a reutilização da água usada nos banhos para as sanitas, a escolha de equipamentos elétricos e mecânicos de elevada eficiência energética, o controlo dos caudais nas torneiras, a utilização de energias renováveis e de sistemas inteligentes para gestão de equipamentos, controlo de sistemas de ar condicionado pela abertura de janelas e recurso a revestimentos com eficiência térmica e que favorecem a iluminação natural.
Presente na Áustria, Hungria e Portugal, a Milestone explora uma rede europeia de alojamento para estudantes. No nosso país, o operador, que pertence ao grupo de promoção e desenvolvimento Value One, é responsável pela residência do Campus de Carcavelos da Universidade Nova de Lisboa, com 122 quartos. Igualmente associado à Garcia Garcia está a construir um novo empreendimento também em Carcavelos (Lombos).

FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Construção: Garcia Garcia
Localização: Polo Universitário da Asprela
Área de Implementação: 1.725 m2
Área Total de Construção: 10.890 m2
Área Acima do Solo (9 pisos): 7.440 m2
Área Abaixo do Solo (2 pisos): 3.450 m2
Cércea: 30 metros
Nº de Quartos: 220
Prazo de Obra: 16 meses
Data de Início da Obra: Abril 2018
Data de Conclusão da Obra: Julho 2019










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO