terça-feira, 4 de junho de 2019

Porminho adjudica a ampliação das suas instalações industriais à Gabriel Couto

O grupo Porminho elegeu a Gabriel Couto para a construção e ampliação das suas instalações industriais, um projeto que tem assinatura do atelier de arquitetura “TRAMA Arquitetos”, a que corresponde um investimento global a rondar os 18 milhões de euros. Esta empresa que se dedica à transformação e distribuição de carnes e que tem a sua produção em Vila Nova de Famalicão, na freguesia de Outiz, prevê a criação de 50 novos postos de trabalho diretos e a dinamização de áreas críticas, como a investigação.

Fundada pela família “Freitas” em 1984, a partir de um pequeno negócio que rapidamente ganhou escala industrial, a Porminho planeia aumentar a sua capacidade de produção e automatizar os processos fabris com esta ampliação das suas instalações industriais, por forma a apostar fortemente no lançamento de novos produtos, através de investigação interna e em parceria com universidades e outras entidades ligadas ao setor alimentar. Atualmente a Porminho exporta para 12 países a gama de produtos de charcutaria, maioritariamente com a sua própria marca, e a atual estratégia passa por conquistar novas geografias e consolidar as vendas nos mercados onde já está presente, sendo que, quando este plano de investimento e expansão estiver concluído, em 2020, a empresa famalicense estima atingir um volume de negócios de 60 milhões de euros.

A empreitada em epígrafe consiste na construção e ampliação das atuais instalações da Porminho é constituída por duas fases, correspondendo a primeira à execução de uma nova nave industrial com cerca de 25.000m2 de área coberta, e dividida em 2 pisos, assim como a todos os trabalhos preparatórios, acessos, passeios e arruamentos envolvente ao edifício. Numa 2ª fase posterior, serão construídos os futuros escritórios, edifício administrativo, bem como uma nova portaria e os arranjos exteriores.
Para a Gabriel Couto este projeto industrial, representa «mais um desafio aliciante a ser alcançado num prazo muito exigente». A Fiscalização desta empreitada estará a cargo da empresa “C.G.F. - Coordenação, Gestão e Fiscalização de Obras”.

A nova área industrial ampliada em dois pisos, com uma área de construção superior a 20.000m2, encontra-se no enfiamento da atual nave industrial, com cerca de 8.000m2.

Será constituída por uma ampla área laboral, permitindo a criação de vários novos espaços de trabalho, áreas destinadas à expedição e armazenagem de produtos, com ligação ao exterior através dos cais de cargas e descargas. Está prevista também uma entrada pedonal para acesso às áreas sociais da unidade, nomeadamente para o refeitório, gabinetes, salas de formação, lavandaria, instalações sanitárias e balneários.

Numa 2ª fase da empreitada, os futuros escritórios e área administrativa surgem num volume destacado, permitindo com isso controlar de forma mais eficaz o acesso de veículos e pessoas, bem como, reduzir a incidência de ruídos gerados pela área de produção, o que resulta numa melhor imagem da empresa para com quem a visita.

A comemorar os 70 anos de existência, para Carlos Couto, Presidente da empresa, «A adjudicação desta empreitada por parte da Porminho constitui grande um motivo de orgulho e sinal inequívoco da confiança que este tipo de empresas e grupos multinacionais têm vindo a depositar na competência técnica apresentada pela nossa empresa, como entidade responsável pela construção de grandes projetos industriais.»

De registar que esta é mais uma obra industrial de grande dimensão recentemente adjudicada à Gabriel Couto, contando a mesma no seu portfólio dos últimos anos com cerca de 200.000 m2 de construção de novos empreendimentos e polos industriais.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO