terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Uma casa flutuante para duas pessoas no Mar Mediterrâneo

O escritório de arquitetura Mano de Santo e KMZero, Open Innovation Hub, parte do Martinez Group, escolheram a Guardian Glass ao conceber ‘Punta de Mar’, a primeira casa flutuante, dinâmica e inovadora em Espanha. Este projeto inovador, promovido pela startup Punta de Mar, pretende levar o conceito de turismo de experiência a um outro nível, encontrando-se já o seu primeiro protótipo colocado no Club Náutico de Denia, no Mar Mediterrâneo.

Punta de Mar é uma plataforma flutuante, resultado de um projeto arquitetónico rigoroso e minimalista, sendo simultaneamente funcional e respeitador do meio ambiente. Ao ajudar a promover uma experiência sensorial com tudo o que o rodeia, o projeto promove uma profunda integração no ambiente natural, juntando intimidade, conforto, relaxamento e sensação de bem-estar nos seus ocupantes. Isto, em parte, só é possível graças à estrutura de vidro da Guardian Glass, um dos parceiros estratégicos do projeto, que selecionou e disponibilizou o vidro, bem como o suporte técnico necessário no que se refere às possibilidades de aplicação de vidro neste novo e pioneiro projeto empresarial localizado na costa do Mar Mediterrâneo e no qual já todos falam.
“Escolhemos a Guardian Glass para este projeto”, afirma Frances de Paula García, arquiteto do escritório Mano de Santo, “porque a empresa disponibiliza o vidro mais eficiente. Tendo em conta as características deste projeto, onde foi necessário dar resposta a exigências extremas, procurámos a excelência. Um outro fator importante foi poder contar com o seu suporte técnico”.
A estrutura flutuante utilizou uma estrutura envidraçada com vidros triplos Guardian que garantem uma maior poupança energética, segurança e isolamento acústico. Na superfície exterior optou-se pela instalação do vidro seletivo Guardian SunGuard® SN 70/35 HT; para as chapas de vidro intermédio optou-se pelo Guardian ExtraClear®; e na superfície interior o vidro laminado Guardian ClimaGuard® Premium2 é utilizado para reforçar a segurança geral e a eficiência energética. Esta unidade de vidro permite 61% de transmissão de luz e 32% de fator solar. Isto significa que o vidro favorece uma abundante entrada de luz solar, bloqueando a maior parte do calor, proporcionando a Punta de Mar um excelente isolamento térmico, controlo solar e um elevado nível de segurança e isolamento acústico, resultando daqui um espaço nuclear com elevado desempenho e eficiência energética. Não só o vidro facilita uma visualização muito mais transparente, vívida e não obstruída da envolvente a partir do interior - como o mar e todo o ambiente natural – como também atenua a fronteira interior-exterior e permite que os hóspedes experienciem uma profunda conexão com a sua localização em constante alteração.
No âmbito do design de interiores do projeto, foi especificado o Guardian SunGuard® HD Silver 20 (nas áreas do guarda-roupa, cabeceiras de cama e casa de banho), querendo jogar com os diferentes reflexos. Devido aos vários efeitos espelhados, a privacidade pode ser potenciada nas áreas mais íntimas, criando efeitos interessantes e divertidos noutros espaços, promovendo uma sensação de maior largueza espacial e imersão do exterior com o interior.
Nesse sentido, o arquiteto reforça: “A importância do vidro, e dos outros materiais que escolhemos, tem sido fundamental. Com eles, procuramos uma relação plena com a envolvente. Em particular, o vidro deve ter um desempenho em termos de transparência que permita isso (aparte o isolamento), assim como assegurar vãos de grandes dimensões para resolver também a questão do conforto. A isto junta-se o facto de o vidro utilizado na sala de estar da casa permitir uma experiência de 360 graus. Os hóspedes sentem-se parte integrante da paisagem envolvente. É uma experiência de integração total e o vidro torna-se fundamental para conseguir isso”.

Do mesmo modo, e como complemento ideal ao vidro, destacam-se os vãos de correr utilizados no projeto, permitindo a máxima abertura de portas e janelas com recurso ao uso de perfis reduzidos de alumínio, que oferecem vistas desobstruídas e garantem a máxima entrada de luz natural”.

Layout e tecnologia concebidos para o hóspede
Com uma área total de 74m2, o pavilhão foi concebido para duas pessoas e está dividido em dois pisos, com um design e equipamento minimalistas. Os 40m2 do primeiro piso dividem-se num camarote em suíte e um terraço privado que serve como extensão do espaço interior. Os 34m2 do segundo piso são um convés para relaxamento, uma área idealizada para a descontração. Todos os espaços têm boa iluminação e garantem a possibilidade de música ambiente.

O Punta de Mar destaca-se ainda pelo controlo que os hóspedes têm sobre a sua experiência, através de uma app de controlo automático da casa que lhes permite tomar decisões relativamente a aspetos específicos da estadia. A inovadora solução tecnológica deste projeto, permite que os hóspedes escolham a luz, o som, as fragrâncias e o nível de segurança. Este controlo pode ser feito diretamente no pavilhão ou remotamente.
Vale a pena notar que a iluminação em Punta de Mar é biodinâmica, o que significa que reproduz a luz natural do exterior para o interior, ou seja, à medida que o dia avança, a luz varia o seu tom para se assemelhar às variações da luz natural.

Compromisso com a sustentabilidade
Punta de Mar é uma iniciativa turística sustentável que não produz resíduos porque é uma estrutura modular com um sistema baseado no “Plus & Go”. Além disso, integra-se com a envolvente e usa materiais com um baixo impacto ambiental. Outro benefício refere-se ao facto de a estrutura poder ser rebocada por água bem como facilmente transportada por estrada. O que significa que a Punta de Mar pode ser deslocada para diferentes paisagens naturais e cenários que tenham ligações a abastecimento de energia elétrica (como marinas ou praias privadas de hotéis) de forma a oferecer experiências únicas e exclusivas aos hóspedes.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO