quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

NVE conclui obra no centro histórico de Guimarães

A NVE concluiu a obra de Reabilitação de um edifício na Rua de Camões em pleno Centro Histórico de Guimarães, Património da Humanidade desde 2001, com um conjunto arquitetónico de valor excecional, um testemunho do desenvolvimento urbano da cidade, contendo uma enorme diversidade de expressões formais e construtivas que devem ser preservadas e valorizadas.

A requalificação urbana e posterior classificação de Património da Humanidade observadas no centro histórico de Guimarães valorizaram de forma significativa a área da cidade que permanecia mais degradada, fruto de um abandono que gradualmente deixou “esquecido” um conjunto notável de edifícios de habitação, ruas, praças e monumentos cujo valor reside acima de tudo na autenticidade, integridade e unidade da linguagem construtiva do seu tecido urbano de origem.

A rua em que se insere este edifício tem características medievais, com os prédios coloridos e varandas de madeira, do edifício existente restou apenas a parede de pedra do piso inferior, a nova estrutura cresceu atrás dessa parede e foi executada em elementos de betão armado.
A cobertura foi executada com o tradicional acabamento em telha, vigas de madeiras a descarregar em paredes de alvenaria que descarregam em vigas de betão.

O edifício tem uma área de construção aproximada de 1.465m2 distribuídos por rés-do-chão e três pisos, o edifício terá um espaço comercial no piso 0 e um total de 17 apartamentos, tipologias T0, T1 e T2 distribuídos pelos restantes pisos.
Segundo um responsável da NVE "esta obra representou mais uma excelente oportunidade para a NVE aplicar todo o seu currículo e know how na área de requalificação de edifícios históricos, sendo um orgulho trabalhar mais uma vez na requalificação urbana da Cidade Berço".










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO