segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Declarações ambientais aplicadas aos produtos da construção

Os produtos da construção já tem a possibilidade de ter uma rotulagem ecológica há já alguns anos, a nível nacional existe a Declaração Ambiental de Produto da Construção – DAP Habitat. Contudo não sei se o sistema da DAP Habitat tem tido muita adesão.

São definidas as seguintes vantagens:
- Sustentabilidade como valor e elemento de diferenciação no mercado;
- Valorização dos produtos com base em critérios objetivos e harmonizados a nível europeu (em oposição ao Greenwashing);
- Ferramenta útil aos produtores para melhoria dos aspetos ambientais dos seus produtos;
- Eliminação de eventuais barreiras à exportação em mercados exigentes;
- Integração na rede internacional = reconhecimento mútuo entre os diferentes programas de registo europeus (está inlerligada à Ecoplatform).

O principal enfoque duma DAP é a Avaliação de Ciclo de Vida - ACV. Um estudo de ACV providencia uma compreensiva, equilibrada e quantificada informação de desempenho ambiental do produto.

Os resultados obtidos através dum estudo de ACV vai permitir demonstrar os impactes ambientais segundo algumas categorias: alterações climáticas, depleção da camada de ozono estratosférica, acidificação do solo e fontes de água, eutrofização, formação de oxidantes fotoquímicos, depleção de recursos minerais.

Ainda se pode quantificar o consumo de recursos, incluindo energia, água e recursos renováveis, tal como emissões para o ar, água e solo, bem como a quantidade de resíduos produzidos (perigosos e não perigosos).
Parece-me que tem que ser o futuro para a diferenciação dos produtos. Cada vez mais o consumidor final tem interesse e quer soluções ambientalmente corretas. Existe mesmo um forte empenho para a Ecoinovação nos produtos da construção.

Por tudo isto, temos que ter cada vez mais DAP Habitat para um mercado da construção mais sustentável.

---
Artigo escrito por Susana Lucas do SEIbySusana.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO