quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

A versatilidade do bamboo no maior centro comercial de Itália

É simplesmente impossível ignorar o bamboo quando se entra no maior centro comercial de Itália. O CityLife Shopping District em Milão, desenhado por Zaha Hadid Architects, mostra a versatilidade deste material natural. Com as suas distintivas curvas e formas suaves, os arquitectos trazem uma dinâmica sem precedentes a este centro comercial. O calor do bamboo enfatiza uma sensação de boas vindas. Recorde-se que já aqui falamos da importância do bamboo na sustentabilidade na construção civil e apresentamos os andaimes de bamboo.

CityLife é uma zona de Milão, completamente renovada, com escritórios, apartamentos, museus, e áreas recreativas. Tudo isto foi construído no quarteirão do antigo mercado de Milão, perto do centro histórico da cidade. “Tre Torri”, três proeminentes torres residenciais e de escritórios, desenhados por Zaha Hadid, Arata Isozaki e Daniel Libeskind, formam um marco arquitetónico na zona. O CityLife Shopping District está construído por baixo e entre estas torres, incorporando assim o maior centro comercial de Itália: mais de 80 lojas, 20 restaurantes, bares e cinema. As três torres e a área do centro comercial estão situados numa área com mais de 170,000 m² de parques públicos.

Aplicações em Bamboo no CityLife Shopping District
Pavimentos e tectos em Bamboo formam a base dos interiores, contrastando com as paredes brancas e suaves. O contraste do branco com o bamboo realça a sensação dinâmica criada pela arquitectura. Grandes colunas redondas são indubitavelmente o maior destaque: aqui o bamboo flui desde o pavimento até ao tecto. Com uma grande preocupação nos detalhes, os painéis em bamboo foram transformados em colunas que simulam que o bamboo se transforma e espalha pelo tecto. Devido às formas curvas do tecto é criada uma sensação de movimento. Na área central, os balcões de atendimento e os bares são feitos também em bamboo MOSO. Várias lojas e restaurantes optaram também pelo bamboo para os pavimentos e mobiliário. O Bamboo está em todo o lado no CityLife Shopping district.
Mais de 2 500 m² de painéis, 70 000 metros lineares de vigas e 1 000 m² de folha em bamboo foram usados no interior do CityLife Shopping District. Os arquitetos escolheram o bamboo MOSO High Density® na sua cor mais quente, o Caramel. Este material é de longe mais duro que a maioria das espécies de madeira, pois é feito através da compressão de tiras em bamboo. A alta densidade e dureza, não somente garantem uma durabilidade muito alta, mas vão também de encontro aos exigentes requisitos de resistência ao fogo. Para o projecto CityLife Shopping District, foi feita uma cuidadosa seleção de cores, para assegurar que os tetos, pavimentos e balcões possam se combinar entre si.

Rigorosos requisitos de resistência ao fogo e o uso intenso num centro comercial
O teto e as colunas foram feitos com vigas e painéis em bamboo. Este material, com um mínimo de 18mm de espessura, atinge na exigente norma europeia, a classificação B-s1-d0. A resistência ao fogo estava já demonstrada com testes e certificações disponibilizados pela MOSO®, tendo sido realizados testes adicionais para o sistema completo dos tetos. Com o resultado positivo, o sistema de tetos pode ser utilizado em áreas públicas. Pelo facto de o material “per si” ir de encontro aos requisitos de segurança, não foi necessário adicionar qualquer acabamento ou impregnação no bamboo. Desta forma, foi atingido o resultado desejado: a aparência natural do bamboo.
Foi selecionado para o pavimento o Bamboo Industrial Density Caramel: O pavimento industrial está perfeitamente adaptado para espaços públicos de uso intenso. O pavimento, é constituído por tiras de bamboo comprimido, é colado e acabado no local. De forma a combinar completamente com a aparência dos tetos e das colunas, foi aplicado um verniz com resistência ao fogo, com um aspeto muito mate. Com este verniz, o pavimento Bamboo Industrial preserva o seu aspeto natural e vai de encontro à durabilidade e requisitos de segurança pretendidos.

A versatilidade do bamboo MOSO® Density
Para o arquiteto e para o empreiteiro, o aspeto homogéneo do bamboo era uma condição de maior importância. MOSO® Density® bamboo é conseguido comprimindo as tiras de bamboo em vigas e painéis. Através de um processo de vaporização nas tiras de bamboo, a cor natural e clara do bamboo é alterada para uma cor quente mais “caramelo”. A tonalidade final depende da temperatura e duração deste processo. Para o fornecimento do CityLife Shopping District, foram executadas extensivas seleções de cores, onde a equipa MOSO® China teve um papel crucial.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO