segunda-feira, 18 de setembro de 2017

bilstein group reforça presença em Portugal e confia nova unidade à Garcia, Garcia

A Garcia, Garcia está atualmente a construir na Malveira, Mafra, a nova unidade logística do alemão bilstein group, um dos principais players mundiais no setor de pós-venda de peças automóveis. Este é já a terceiro centro logístico construído pela construtora nacional só este ano, o que parece confirmar a crescente importância do mercado de logística e distribuição em Portugal, bem como a retoma económica. As novas instalações permitirão ao bilstein group duplicar a capacidade de armazenamento no país, onde a sua atividade enquanto fabricante e distribuidor de produtos das marcas febi, SWAG e Blue Print, tem vindo a crescer sucessivamente.

Assumindo a disponibilidade de stock, a flexibilidade e a rapidez na resposta como fatores críticos para o sucesso no mercado de pós-venda automóvel, o bilstein group decidiu construir um novo centro logístico de raiz, desenvolvido e equipado com soluções de última geração, que favorecerão a eficiência da sua cadeia de fornecimento. Com uma vasta experiência no design and build deste género de edifícios, tendo sido responsável pela construção e/ou ampliação das unidades logísticas de empresas como Grupo Garland (Maia I e II, Gaia e Abóboda), Brasmar, Brunotir, ID Logistics e Nacex, a Garcia, Garcia foi o parceiro escolhido para desenvolver o projeto de engenharia e executá-lo.

Considerada pelos prémios Construir a construtora do ano em 2016, a Garcia, Garcia prevê concluir a obra em novembro. “Em função do crescimento registado nos últimos anos e naquele que está previsto para os próximos, o bilstein group reforça a sua posição em Portugal e antecipa o futuro. Assim, o novo edifício permitir-lhe-á quadruplicar a sua área administrativa e social e duplicar a sua capacidade de armazenagem, mas está a ser construído prevendo a possibilidade de expansão”, explica Carlos Garcia, administrador da construtora.

As novas instalações irão, por um lado, potenciar a otimização da cadeia de fornecimento da empresa, e, por outro, alavancar o crescimento do negócio em Portugal, assim como, sustentar outras necessidades em outras geografias. Com um volume de negócios superior a 500 milhões de euros, o bilstein group está presente em mais de 170 países.
Um dos desafios de engenharia assumidos pela Garcia, Garcia foi a maximização da área útil interior e a eliminação de obstáculos físicos estruturais na área de produção. Foi, por isso, definida uma solução estrutural em betão pré-fabricado com uma malha estrutural alargada como forma de reduzir o número de pilares. Ao nível construtivo, destaca-se a opção por um pavimento de alta planimetria com certificação FM2, assim como, a instalação de sete cais de carga para pesados e cinco para carrinhas.

De salientar que, confirmando o bom momento que o setor logístico atravessa no nosso país, este é o terceiro centro que a Garcia, Garcia desenvolve só este ano. Efetivamente, o mercado de operadores logísticos fechou 2016 com um volume de negócios de 510 milhões de euros, mais 2,4% face ao ano anterior, segundo um estudo da Informa D&B, divulgado no final de agosto.

Dados do projeto:
Localização: Malveira, Mafra
Arquitectura: FORM 04
Construção e Engenharia: Garcia, Garcia
Terreno: 30.406 m2
Área de Construção: 9.100 m2
Área de Armazém: 7.000 m2
Área Administrativa e Social: 2.100 m2
Prazo de Obra: 7 meses
Data de Conclusão: novembro 2017










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO