segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Arte com resíduos da construção

A construção produz muitos resíduos, ou seja, recursos que não são utilizados nesta indústria. Já existem artistas, como o caso Juazeiro do Norte no Brasil, que os utiliza em formato de mosaicos com partes de azulejos e não só.

Existe igualmente arte urbana que é efetuada, por exemplo, em paredes não utilizadas. Por vezes com resíduos se faz arte.

Contudo parece-me que ainda são situações muito pontuais e não estudadas. Será que não devíamos ter uma forma de colocar estes resíduos, ou melhor, recursos, noutra indústria? Ou mesmo reutilizados nesta industria…

A sua utilização como arte parece-me mesmo um desafio muito interessante que deve ser estudado e potenciado.

Temos que ter presente que foram recursos que foram extraídos, transformados, por isso não podem simplesmente ser colocados em aterros (sacos de plástico gigantes enterrados, a meu ver). Devem existir outras formas de os utilizar, de promover o seu potencial.

Pode e deve ser uma reflexão global mas também individual. Todos que estamos nesta indústria temos que fazer o nosso pequeno contributo. Fica o desafio de cada um de nós enviar para este site exemplos de arte que têm feito com os resíduos / recursos de construção.

---
Artigo escrito por Susana Lucas do SEIbySusana.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO