segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Resiliência Urbana

Resiliência é um conceito de vem da física, onde existem determinados materiais que têm capacidade de absorver energia e depois voltarem ao seu estado inicial. Em termos urbanos considero o conceito muito interessante. São territórios ou cidades que têm capacidade de voltar ao seu equilíbrio após passarem por situações de risco, catástrofes ou situações não comuns.

Julgo mesmo que esta deve ser uma nova variável da Sustentabilidade Urbana. Além de se ter que projetar territórios com base nos critérios Ambientais, Sociais e Económicos temos que perspetivar alguns fenómenos extremos que possam acontecer e minimizar os seus efeitos.

Não podemos por exemplo esquecer que o período de retorno do terramoto e marmoto de 1755 já passou… Ou seja, a probabilidade de acontecer atualmente é elevada. Com os dados da altura não se consegue saber ao certo o que aconteceu na zona ribeirinha do tejo mais interior.

Existem igualmente fenómenos que pluviosidade extrema que acontecem com cada vez mais regularidade. Estão as nossas infraestruturas preparadas? Será que não é possível fazer mais? Sem esquecer os fogos…

Considero que este desafio de planear e projetar cidades e territórios para ter esta capacidade de resiliência, capacidade de resistir, absorver, adaptar-se e recuperar-se, é um desafio interessante.

---
Artigo escrito por Susana Lucas do SEIbySusana.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO