segunda-feira, 21 de agosto de 2017

A bioconstrução em Portugal

O conceito de bioconstrução está relacionado com a utilização dos materiais de construção, onde o importante é utilizar materiais locais e reciclados. Relativamente aos materiais é importante analisar os materiais que existem na zona da construção. Em Portugal, se analisarmos a construção tradicional, era o que acontecia.

Genericamente temos construção à base de pedra nas zonas norte e beiras e do ribatejo para baixo construção em terra e outros materiais locais: madeira, canas e palha. Temos também a faixa costeira, onde a madeira era o material predominante.

No que respeita à reciclagem também é um conceito interessante. Por vezes existem ruínas no local de implantação que não são reutilizados. Devia ser definido de que sempre que possível era recomendável aproveitar as pré-existências.

Assim, na bioconstrução pretende-se que exista a minimização do uso dos materiais, em especial novos, tendo o menor impacto possível na ambiente natural existente.
Na bioconstrução existem igualmente outros aspetos que podem ser considerados, por exemplo com a utilização de coberturas verdes ou mobiliário de materiais locais ou reciclados. Questões relacionadas com a utilização de outros recursos, como a água e energia, também devem e podem ser considerados. Por exemplo no aproveitamento de águas pluviais, na maximização da utilização da luz natural nas divisórias necessárias, entre outros.

Será que estamos a falar de um conceito novo ou de uma conceito que já se utilizava?

---
Artigo escrito por Susana Lucas do SEIbySusana.
---


Para aprofundar o conceito de bioconstrução leia o nosso artigo:
- Bioconstrução e permacultura.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO