segunda-feira, 17 de julho de 2017

Manual do Arquitecto Descalço

Finalmente chegou o livro sobre o qual estava com muita curiosidade: o Manual do Arquiteto Descalço de Johan Van Lengen. A sua apresentação e forma de explicar os conceitos é muito simples e intuitiva, bem como os desenhos bastante ilustrativos das soluções, em especial para habitações unifamiliares. Posso dizer que é um ótimo manual para quem se quer iniciar na área e não só… Por vezes com a simplicidade conseguimos analisar as soluções com maior clareza.

No primeiro capítulo é apresentado tudo o que deve ser considerado no projeto, desde o desenho, forma da casa, a sua implantação até à sua ligação com a envolvente. Nos 3 capítulos seguintes são divididas as tipologias de casas pela sua localização, trópicos húmidos, trópicos secos e zona temperada. É assim sistematizado o que é usual utilizar em cada zona para as diversas componentes das casas, bem como as necessidades distintas de conforto.

Em seguida são apresentados os materiais, os tipos que existem e como deve ser efetuada a sua escolha, desde questões de manutenção, à sua existência no local, à possibilidade de transformação ou a necessidade de mão-de-obra especializada.

Depois são abordados os temas relacionados com a obra em si. Como esta deve ser preparada, à aplicação de materiais e construção das diversas componentes até às instalações técnicas.

Nos três capítulos seguintes são abordadas questões relacionadas com a energia, água e saneamento. Desde o seu fornecimento até sistemas de armazenamento ou produção.
Como tinha referido inicialmente todo o livro é ilustrado de um forma fantástica e muito explícita de apresentação de soluções.

Considero que este livro é um excelente manual tanto para arquitetos como engenheiros ou técnicos na área da construção, para analisarem como pode existir construção com soluções já existentes e muito recorrentes, que estão comprovadamente adaptadas às condicionantes locais.

---
Artigo escrito por Susana Lucas do SEIbySusana.










2 Comentários:

António Sebastião Jesus disse...

Fiquei com curiosidade de conhecer o livro,onde o posso adquirir?

Susana disse...

FNAC... pode mesmo solicitar o envio sem custos!

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO