terça-feira, 18 de julho de 2017

Praças Concreta constroem na Exponor o futuro da arquitetura nacional

A Concreta – Feira de Construção, Reabilitação, Arquitetura e Design, que decorre na Exponor entre 23 e 26 de novembro, quer afirmar-se como o maior evento de arquitectura do ano e como um pólo de negócios. O evento vai reunir as empresas que marcam a diferença no setor da construção, apresentando novas formas de trabalhar e integrando nos seus produtos, o potencial das indústrias criativas. São empresas com capacidade de exportação do nosso saber, conjugando a nossa forma de fazer com a de criar. Este espírito estará bem patente nas «Praças Concreta». O evento será comissariado pelo arquiteto Diogo Aguiar.

A Ordem dos Arquitetos - Secção Regional do Norte (OASRN) é o parceiro principal deste certame, marcando presença com uma praça dedicada à ‘arquitetura’ e onde 20 gabinetes vão expor o seu trabalho. O auditório para conferências será outra das atrações da OASRN.

Prémio ‘Concreta/CIN’
Mas a Concreta contará ainda com mais praças no interior da Exponor, o que permitirá uma ampla visão sobre a arquitetura e o design. Os jovens arquitetos contarão com o seu espaço, na Praça do Prémio Concreta/CIN. André Chiote, arquiteto e ilustrador levará à ‘Praça da Ilustração de Arquitetura’ as ilustrações que eternizam obras-primas de nomes incontornáveis, o mesmo acontecendo na ‘Praça Tapeçarias’, com trabalhos têxteis de Ana Aragão. Na ‘Praça da Fotografia de Arquitetura’ (com trabalhos do fotógrafo Francisco Nogueira) e na ‘Praça do Vídeo de Arquitetura’ (sob a batuta da Building Pictures), o poder da imagem vai revelar ângulos surpreendentes de projectos únicos.

E como este é um setor onde a integração na envolvente é fundamental, nas suas mais diversas vertentes, a ‘Praça do Portal da Construção Sustentável’ apresentará propostas inovadoras para uma actividade cada vez mais responsável.

Architects on Business
Outra das iniciativas em relevo é a "Architects on Business" que tem como objetivo divulgar o trabalho dos arquitetos a nível nacional e aproximar a arquitetura ao público em geral.

O design também marca presença, através de uma parceria com a Associação Portuguesa de Designers, com um espaço próprio onde serão apresentados trabalhos de designers nacionais, assim como um polo de jovens designers.
A Engenharia também estará em destaque com a presença da Ordem dos Engenheiros, com membros de todos os colégios, num intercâmbio que se espera frutuoso.

Esta edição da Concreta pretende ser um espaço que servirá de inspiração e de divulgação de produtos inovadores, dando ainda a esta indústria a possibilidade de se reinventar e de rever processos, sem esquecer que este é um setor que passa por uma mudança de paradigma, com a reabilitação em franco crescimento nos principais centros urbanos nacionais e a ocupar uma quota de mercado cada vez mais apreciável.










2 Comentários:

António Sebastião Jesus disse...

Essa é uma boa noticia, a praia é uma maravilha e certamente esse passadiço, é mais um contributo para a sua valorização.

José Madeira disse...

Eu fico pensativo quando leio "o maior".
Não seria melhor dizer, que foi solucionado um problema para a sociedade local e que por acaso era o maior....

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO