segunda-feira, 19 de junho de 2017

Grupo dst e Universidade do Minho com novo projeto no setor da construção

No próximo dia 21 de junho, às 17h30, realiza-se, na Reitoria da Universidade do Minho, a assinatura de protocolo entre o grupo dst e a Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S), para o lançamento da “Cátedra dst/IB-S em construção do Futuro: Automação e Modularização”. A nova cátedra fica sediada no IB-S, nos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães), e conta com o apoio da Ordem dos Engenheiros. A iniciativa entre as duas instituições tem como objetivo viabilizar projetos associados ao futuro da construção, em temas como Building Information Modelling (BIM), Integração Projeto-Produção, Materiais e Sistemas Inovadores ou Reabilitação da Construção na Economia Circular. A inscrição no evento de inauguração é gratuita mas obrigatória.

Na cerimónia protocolar estarão presentes António Cunha, Reitor da Universidade do Minho, José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do grupo dst, Paulo Lourenço, codiretor do Instituto para a Bio-Sustentabilidade, e Vítor Cunha, Titular da Cátedra dst/IB-S.

Após a assinatura da parceria, segue-se, às 18 horas, o debate “Reinventar a indústria para a competitividade. Repensar a construção”, que contará com as intervenções de Francisco Almada Lobo, CEO da empresa Critical Manufacturing, e de Tomo Cerovsek, vice diretor do Departamento de Engenharia Civil e titular da Cátedra em Informática da Construção na Universidade de Liubliana, na Eslovénia. O painel de discussão dedicado à reinvenção da indústria para a competitividade será moderado por Xavier Martin, administrador da dstelecom, e contará com a presença de vários convidados, entre os quais António Pita de Abreu, diretor geral da Universidade EDP, Cláudia Guerreiro, responsável de Projetos e Inovação da Aquapor, Gisela Pires, coordenadora da Área de Sustentabilidade da Corticeira Amorim, Jean Pierre Porcher, da Topos Atelier, e Joaquim Sérvulo Rodrigues, CEO da Armilar Venture Partners.
Sobre o IBS e o grupo dst
O IB-S, projeto bandeira da Universidade do Minho, foi criado para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que compatibilizem o ambiente natural com o ambiente construído, através de uma abordagem multidisciplinar, e junta-se agora ao grupo dst, um dos mais importantes grupos nacionais do setor da construção e do imobiliário, com sede em Braga, para modernizar e desenvolver o futuro da construção-civil. O grupo dst atua em seis áreas de negócio distintas – Engenharia e Construção, Ambiente, Energias Renováveis, Telecomunicações, Real Estate e Ventures – e possui um sólido compromisso com a inovação, desenvolvimento tecnológico e políticas empresariais sustentáveis e responsáveis, de forma a se adaptar às mudanças e crescente competitividade do setor da construção.

Sobre o debate “Reinventar a indústria para a competitividade. Repensar a construção”
O desenvolvimento da indústria, desde a 1ª revolução industrial do século XVII, passando pela introdução das linhas de montagem e pela introdução da eletrónica na automação e controlo, resultou hoje na 4ª revolução industrial. A reinvenção da indústria para a competitividade vai-se traduzir em sistemas ligados em tempo real e com capacidade autónoma de otimização. Os desafios são impressionantes e multidisciplinares, incluindo a introdução de equipamentos inteligentes, sensores ciber-físicos embebidos, tecnologias colaborativas e processos em rede. Este desafio é fundamental para a criação de valor e competitividade da Europa, com desafios societais no emprego e nas qualificações necessárias dos recursos humanos. A transformação digital é irrevogável, encontrando-se muito mais desenvolvida nos bens de consumo do que na indústria. Por esta razão, o presente seminário é atual e uma oportunidade única para discutir as implicações desta transformação.

Oradores
Francisco Almada Lobo é licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto. Iniciou a sua carreira no Instituto CIM R&D, seguindo-se a Siemens Semicondutores, em 1997. Ao longo da sua passagem pela Siemens, Infineon e Qimonda, ganhou experiência em diversas áreas de produção tendo, em 2004, liderado a primeira migração de um sistema gestão da produção (MES) numa instalação de elevado volume e sem paragem de fábrica. Entre 2005 e 2009, geriu o Porto Development Center de Infineon e Qimonda, com a implementação de projetos de automação nas fábricas do grupo em todo o mundo. MBA pela Porto Business School (à data Escola de Gestão do Porto), atuou como Chief Operating Officer (COO) da Critical Manufacturing, onde, entre outras áreas, foi o responsável pela unidade de negócios de Produtos. Desde 2010 é o CEO da empresa Critical Manufacturing.

Tomo Cerovsek é Vice Diretor do Departamento de Engenharia Civil e Titular da Cátedra em Informática da Construção na Universidade de Liubliana, Eslovénia. Trabalha como Professor em Comunicação da Engenharia, Projeto Digital, Modelação de Processos, Desenvolvimento Integrado de Produtos, Sustentabilidade e Building Information Modelling (BIM). É Professor Convidado no Instituto de Tecnologia de Dublin, Irlanda, onde leciona o módulo de execução, planeamento e protocolo BIM e tutor no curso de Problem Based Learning na Universidade de Stanford, EUA. Como autor publicou vários artigos na temática do BIM. Lidera também a transferência de tecnologia BIM para Sistemas Fiáveis para Engenharia Integrada e Gestão de Instalações, com especial ênfase nas aplicações BIM. Trabalha como consultor nas metodologias da modelação BIM nas áreas da construção e projetos tecnológicos.

Programa
17:30 Assinatura do protocolo Cátedra dst/IB-S
António M. Cunha | Reitor da Universidade do Minho
José Teixeira | PCA do grupo dst
Paulo B. Lourenço | Codiretor do Instituto para a Bio-Sustentabilidade
Vítor Cunha | Titular da Cátedra dst/IB-S

18:00 A revolução 4.0 na indústria
Francisco Almada Lobo | CEO Critical Manufacturing

18:20 Digital construction for advanced information management in the built environment
Tomo Cerovsek | Cátedra em Informática da Construção na Universidade de Liubliana, Eslovénia

18:40 Painel de discussão
Moderador | Xavier Martin | Administrador dstelecom

António Pita de Abreu | Diretor Geral da Universidade EDP
Cláudia Guerreiro | Responsável Projetos e Inovação Aquapor
Francisco Almada Lobo | CEO Critical Manufacturing
Gisela Pires | Coordenadora da Área de Sustentabilidade Corticeira Amorim
Jean Pierre Porcher | Topos Atelier
Joaquim Sérvulo Rodrigues | CEO Armilar Venture Partners
José Teixeira | PCA do grupo dst
Nuno Pinheiro | Diretor da Casais Engenharia e Construção, S.A.
Tomo Cerovsek | Universidade de Liubliana

20:00 Verde de Honra

Inscrições: Paula Nunes | Tel: 253 601 580 | e-mail: pnunes@ib-s.uminho.pt










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO