quinta-feira, 4 de maio de 2017

Edifício Bioparc III - transparência na vanguarda da inovação científica

Bioparc III é um edifício construído no Parque Tecnológico e de Inovação Illkirch Zac, em Estrasburgo, de cariz científico, misto do ponto de vista programático, com laboratórios e escritórios para recurso de empresas emergentes do setor químico e biológico. Da autoria do escritório AEA Architects, consegue aliar um elevado sentido estético, decorrente de um projeto de desenho rigoroso, com as maiores maiores exigências técnicas.

Estas empresas encontravam-se circunscritas apenas a dois outros edifícios anteriormente construídos. O Bioparc III tem ainda como fator diferenciador o facto de albergar salas de armazenagem de dissolventes químicos distintos, denominadas como ‘o bunker’. A precisão técnica, a segurança e a eficiência energética foram as linhas mestras de um projeto arquitetónico com um extenso programa de mais de 3000m2 a somar aos 4500m2 ocupados pelos dois edifícios já construídos.

No Bioparc III os arquitetos zelaram, desde os primeiros esquissos, pelo desenvolvimento da fachada principal, orientada a Norte, desenhada com recurso à parede-cortina AA110 da Kawneer e janelas de abertura oculta. "O edifício foi desenvolvido com uma abordagem sistemática de racionalização das superfícies e características técnicas, com base numa volumetria simples, revestida por um plano de vidro e alumínio, que promove a transparência e deixa antever toda a vida no seu interior.” Uma quase total transparência unicamente pontuada pelos parapeitos das janelas em betão à vista e pelos perfis de suporte em aço pintado de branco. “Todas as instalações de equipamentos e áreas técnicas foram deixadas à vista, no piso térreo, reafirmando a natureza técnica do projeto”, concluem os arquitetos.
A parede-cortina AA110 assegurou o seu alto desempenho térmico e acústico, permitindo uma fácil integração das restantes soluções de serralharia de alumínio. Entre estas contam-se as janelas Kassiopee AA765 de abertura oculta, que respondem também às maiores exigências térmicas, acústicas, de segurança e estéticas, permitindo a máxima entrada de luz nos espaços.

Na fachada de vidro, a Nascente, encontra-se impresso o nome do edifício: “Bioparc III”. As escadas exteriores, visíveis nas laterais do edifício, são em aço galvanizado e a fachada Sul e a frontal, a Poente, foram tratadas com painéis laminados brancos e persianas que atuam como filtro solar.
No seu interior, o Bioparc III estrutura-se em módulos de 260m2 cada, constituídos cada um por dois escritórios, um espaço aberto, sala de reuniões, três laboratórios de 40m2, casa de banho e varanda. Além disso, cada módulo tem chuveiro de segurança na entrada dos laboratórios, assim como todo o equipamento técnico necessário para o desenvolvimento das atividades de investigação de âmbito químico e biológico.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO