quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Arquitectos espanhóis ganham Concurso Internacional de Ideias Castelo de Abrantes

Inspirando-se na vida cultural de Abrantes, o colectivo espanhol encabeçado pela arquitecta Laura Bacete Cebrián, membro do Colégio Oficial de Arquitectos de Madrid, ganhou o Concurso Internacional de Ideias Castelo de Abrantes, propondo uma espécie de masterplan que propõe novas valências para o local. Foram apresentadas 12 propostas ao Concurso promovido pelo Município de Abrantes com o apoio da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos, tendo como objectivo a requalificação e valorização do Castelo de Abrantes através da criação de programas para fins lúdicos, culturais e turísticos.

A proposta coordenada pela arquitecta Laura Bacete Cebrián, membro do Colégio Oficial de Arquitectos de Madrid, foi a primeira classificada no concurso internacional tendo o Júri valorizado “os cenários de reactivação do Castelo de Abrantes, definindo uma estratégia de intervenção, à imagem de um masterplan, que aborda os objectivos do programa criando condições para um potencial desenvolvimento de novas valências, apresentando também uma investigação sobre a vida cultural da cidade que fundamenta as opções programáticas tomadas”.

O 2.º prémio foi obtido pelos KWY Arquitectura com a colaboração de Baldios Arquitectos Paisagistas com uma proposta que é conceptualmente muito interessante valorizando a realidade topográfica do espaço natural em volta das muralhas do castelo criando percursos e vistas que se encontram actualmente inutilizados. No entanto “uma questão menos positiva prende-se com o impacto do novo passadiço e da torre implantada junto à porta da traição que introduzem uma certa quantidade de construção e edificação de alguma forma desnecessária face às necessidades do programa”.

O trabalho coordenado por Girão Lima Arquitectos + Arq. Miguel Cruz de Carvalho obteve o 3.º prémio. Segundo o Júri, a proposta tem uma abordagem arquitectónica e espacial de grande qualidade mas “apresenta dois temas desfavoráveis, nomeadamente, a introdução de um elevador e túneis e a solução de reformulação do parque radical.”

1º prémio
Autoria: Laura Bacete Cebrián (ES), Pablo Navas del Peral (ES), Raúl Cubo Contreras (ES), Andrea Figueroa Chaves (ES)
Arquitectura: Laura Bacete Cebrián (coordenação)
Arquitectura paisagista: Alejandro Domínguez Rueda

2º prémio
Autoria: KWY Arquitectura, Unipessoal Lda. (PT)
Arquitectura: Ricardo Nuno Teixeira de Almeida Gomes (coordenação)
Arquitectura paisagista: Baldios Arquitectos Paisagistas

3º prémio
Autoria: Girão Lima Arquitectos + Arq. Miguel Cruz de Carvalho
Arquitectura: Ricardo Ribeiro Machado Pedroso de Lima (coordenação)
Arquitectura paisagista: Miguel Alves Palmeiro Cruz de Carvalho









Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO