sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Conclusão das obras do Quartel da GNR de Fafe

A NVE concluiu no final do mês de Novembro a empreitada de construção das novas instalações do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Fafe, obra que teve início em Dezembro de 2014 na Rua Serpa Pinto, concelho de Fafe, obra de extrema importância para o Município e restante comunidade.

Com um investimento superior a 1 milhão e setecentos mil euros, o novo quartel foi construído na rua Serpa Pinto, no centro da cidade, ocupando a área onde funcionou uma antiga escola e aproveitando um edifício centenário contíguo e resulta de um protocolo entre o Município de Fafe, a Direção Geral de Infraestruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna e a GNR. Com as novas instalações a GNR pretende a centralização de diversos núcleos operativos num mesmo edifício, melhorando a interação e a comunicação entre os mesmos.

Recorde-se que o Posto Territorial da GNR de Fafe estava instalado num edifício desajustado ao número de efetivos disponíveis e limitativo face ao incremento previsível dos mesmos, as suas instalações eram completamente desadequadas às necessidades atuais exigíveis e a sua localização desarticulada com as dinâmicas da Cidade.

O novo edifício surgiu, no seu alçado principal voltado para a Rua Serpa Pinto como sendo um edifício de rés-do-chão. O corpo situado a norte do terreno e voltado para o Parque tem um andar, no entanto, o mesmo surge com um afastamento ao arruamento principal que retira qualquer impacto visual que o mesmo pudesse ter relativamente ao edifício centenário e à envolvente. A geometria e morfologia do terreno, possibilitou a obtenção de uma solução volumétrica que não retirou a proporção do edifício centenário, e ao mesmo tempo “disfarçou” o volume necessário para a instalação das áreas funcionais necessárias ao correcto funcionamento de um equipamento deste tipo.
O Edifício tem uma área total de cerca de 3000 m2, distribuída por três pisos, o quartel vai contemplar no piso -1 uma garagem, vestiário e arquivo, com uma área de 840 m2, no piso 0, a receção e área administrativa. No piso 1, será instalada a área administrativa e alojamentos, numa área de 570 m2 mais 270 m2, no edifício existente."










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO