quarta-feira, 27 de abril de 2016

Águas de Gondomar promove requalificação paisagística da ETAR de Gramido

A Águas de Gondomar (AdG) iniciou a requalificação paisagística da ETAR de Gramido, culminando assim um processo que passou pela reabilitação estrutural, ampliação e modernização dos processos de tratamento, num investimento que contou com a comparticipação comunitária do Fundo de Coesão, no âmbito da candidatura efectuada ao Programa Operacional de Valorização do Território.

O projeto de valorização ambiental da ETAR de Gramido é realizado em colaboração com o departamento de Ambiente da Câmara Municipal de Gondomar, que elaborou um plano de plantação de árvores e plantas, no qual foram indicadas as espécies mais adequadas e os locais para a sua colocação. A AdG assegurou a aquisição integral de todas as plantas, bem como a mobilização dos meios técnicos e humanos necessários à sua execução.

Com um investimento de aproximadamente 2.300 euros, a ETAR de Gramido será assim delimitada por uma cortina arbórea, em especial ao longo da linha de água, constituída por 215 Ciprestes de Leyland com uma altura de 2 a 2,5 metros. Também de forma a minimizar os possíveis odores inerentes ao funcionamento de uma ETAR, serão ainda plantados 226 Jasmim brancos e 36 Lavandas.
Com a conclusão deste projeto atingir-se-á o objetivo pretendido de conseguir um melhor enquadramento visual e paisagístico da ETAR na sua envolvente, bem como a valorização do seu espaço interior, proporcionando igualmente melhores condições para as visitas de estudo que, com frequência, se realizam naquele local.









Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO