segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Sistema de melhoria de densidade de painéis de madeira da Sonae Indústria vence prémio de inovação

As Empresas Sonae premiaram com o Chairman’s Award os melhores projetos de inovação desenvolvidos ao longo do último ano, numa iniciativa promovida pelo Fórum de Inovação das Empresas Sonae. Os projetos finalistas, selecionados entre dezenas de candidaturas, traduzem a aposta na inovação pelas Empresas Sonae, que investiram cerca de 100 milhões de euros em investigação, desenvolvimento e inovação (I&D+I) durante o último exercício.

O Chairman’s Award, entregue por Belmiro de Azevedo e que reconhece uma inovação entre as centenas desenvolvidas nas Empresas Sonae, foi atribuído ao sistema de melhoria de densidade de painéis de madeira desenvolvido na Sonae Indústria. O software de definição de preços da Worten e o novo sistema de transporte de gelo da Sonae MC foram também distinguidos com a atribuição de menções honrosas.

A Sonae Indústria venceu o Chairman’s Award com o sistema de melhoria de densidade de painéis de madeira
O projeto vencedor permite estimar a densidade dos painéis de madeira de um lote através de uma solução tecnológica automatizada. O projeto integra um sistema de visão computorizada que efetua a contagem automática do número de placas de madeira num lote, um conjunto de células de carga que efetuam a pesagem do lote e um software de leitura automática da espessura das placas ligado a uma base de dados de SFC e Big Data.
A informação recolhida permite melhorar a eficiência do processo de produção, bem como aspetos logísticos de transporte, proporcionando poupanças importantes para a empresa. O sucesso do projeto é traduzido também na componente financeira, já que a recuperação do investimento aconteceu em menos de três meses.

A solução inovadora foi desenvolvida por Ángel García, Luis Ferrari, Miguel García e Alberto Vicente, da fábrica da Tradema, unidade da Sonae Indústria em Valladolid.

Estimular a Inovação
O FINOV - Fórum de Inovação das Empresas Sonae foi constituído em 2005 com a missão de estimular e apoiar a inovação nas Empresas Sonae para aumentar os níveis de valor acrescentado, bem como identificar e partilhar as práticas inovadoras levadas a cabo nas suas áreas de negócio. Hoje, o FINOV tem como objetivo fomentar o valor da inovação também na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento económico e social do País, bem como estimular e apoiar projetos inovadores nas várias Empresas Sonae, de forma a criar ainda mais valor para todos os seus stakeholders.

Em resultado desta aposta e das muitas iniciativas de inovação implementadas, as Empresas Sonae têm desenvolvido novos produtos, soluções e serviços, bem como novos processos e modelos de negócio, contribuindo para uma maior dinâmica comercial e ganhos de eficiência.

Luís Filipe Reis, presidente do Fórum de Inovação das Empresas Sonae, afirma: “A cultura de inovação está hoje enraizada nos nossos colaboradores. Os projetos vencedores do Chairman’s Award demonstram a nossa capacidade de desenvolver soluções que criam vantagens competitivas e colocam as Empresas Sonae como referências nos seus setores a nível nacional e internacional. A inovação é estratégica para as Empresas Sonae, pelo que vamos continuar a investir nesta área, prosseguindo com uma política que promove a criação de vantagens competitivas a longo prazo, contribuindo para um reforço das posições de liderança em Portugal, mas também para a crescente afirmação internacional das Empresas Sonae como multinacionais de referência.”







Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO