quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Bosch apresenta novos dispositivos para a casa inteligente no CES 2016

A Bosch está a reforçar o seu negócio de soluções para a casa inteligente. A partir de 1 de janeiro de 2016, a subsidiária Robert Bosch Smart Home GmbH, recentemente fundada, irá juntar todas as atividades para a casa inteligente, incluindo o software e o correspondente sensor de reconhecimento. No futuro, a nova empresa irá oferecer produtos e serviços para casas conectadas a partir de uma única fonte: por exemplo, um novo sistema que reporta arrombamentos e ajuda a controlar o aquecimento para poupar energia.

A partir de janeiro de 2016, os consumidores poderão encomendar este tipo de produtos via internet. Estão incluídos o controlador inteligente de casa, o termóstato inteligente e um contacto para portas e janelas. A apresentação terá lugar no Consumer Eletronic Show 2016 (CES 2016, que irá decorrer entre 6 e 9 de janeiro), em Las Vegas, nos Estados Unidos. As soluções Bosch para a casa inteligente têm por destino um mercado enorme: de acordo com especialistas, em 2020 cerca de 230 milhões de casas em todo o mundo – quase 15 por cento do total – terão tecnologias inteligentes.

Grande potencial de negócios
“Ao lançar uma subsidiária para a área das casas inteligentes, a Bosch dá um importante passo estratégico na agregação e expansão da sua gama de soluções neste domínio. As casas inteligentes permitem novos serviços que tornam a vida dos seus moradores mais fácil e oferecem um grande potencial de negócio”, disse Stefan Hartung, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH responsável pelo setor da Tecnologia de Energia e Edifícios.

“O sistema Bosch para casas inteligentes é fácil de instalar e de operar: um sistema, uma aplicação, uma experiência para o utilizador. As nossas soluções libertam os seus utilizadores de rotinas enfadonhas e asseguram mais conforto e segurança”, acrescentou Peter Schnäbele, futuro diretor geral da da Robert Bosch Smart Home GmbH, em Estugarda.
Prioridade máxima à proteção e segurança de dados
As soluções da Bosch para casas inteligentes apresentam os mais elevados padrões de proteção e segurança de dados. Estes padrões são considerados desde o início do processo de desenvolvimento do produto. Com esse objetivo, a Bosch criou um centro de competências para o desenvolvimento da segurança dos produtos. Clientes e consumidores têm toda a liberdade para escolher como os seus dados são usados.

Novos serviços e uma aplicação tornam a vida mais fácil
As soluções da Bosch para a casa inteligente mostram que uma só aplicação é suficiente para interligar aquecimento, iluminação, sensores de fumo e outras aplicações em casa. Tudo isto pode ser gerido através de um smartphone ou tablet. O núcleo do sistema é o controlador Bosch da casa inteligente, uma unidade central de controlo que liga todos os componentes entre si e à internet. No futuro, os utilizadores poderão socorrer-se desta aplicação da Bosch para combinar as funções básicas de equipamentos não relacionados. Por exemplo, o sensor de portas e janelas indica se uma janela está aberta. Quando tal acontece, o sistema pode ajustar o aquecimento nessa divisão da casa, em função das preferências do utilizador. Mais, o utilizador pode consultar o seu smartphone a qualquer hora, em qualquer lugar, e verificar se as portas e janelas estão fechadas. Nas futuras versões dos sensores de portas e janelas, o sistema acionará um alarme se uma janela ou porta é partida quando o seu morador está ausente – o que significa que não será necessário um sistema de alarme distinto.

Compatibilidade com equipamentos de outros fabricantes
No que toca a conectividade, a Bosch acredita que as plataformas e os padrões abertos tornarão a tecnologia tão acessível quanto possível. Por isso, o sistema Bosch para casas inteligentes é modular e expansível, e é de fácil compatibilização com equipamentos de outros fabricantes.

Bosch Portugal contribui para o desenvolvimento de soluções inteligentes
A Bosch Portugal, através das suas unidades industriais e centros de investigação, contribui para o desenvolvimento de soluções inteligentes – “Tecnologia para a Vida”. Seja ao nível do automóvel seja de sistemas de segurança ou de água quente.

Através de diversas parcerias, a vertente de investigação e desenvolvimento está sempre na ordem do dia. A Bosch estabeleceu em Braga uma parceria com a Universidade do Minho para desenvolver soluções para o futuro da mobilidade. O projeto representou um investimento de 19 M€, financiados pela Bosch, Universidade do Minho e fundos do Governo português. Aguarda decisão de financiamento de mais 57 M€ através dos fundos comunitários geridos pelo programa Compete. Em Braga, o Grupo produz e exporta para todo o mundo os mais inovadores sistemas de multimédia automóvel, como os sistemas de instrumentação e infotainment livremente programáveis, os sistemas com tecnologia dual view e os Head-Up-Displays, com foco na segurança e conforto do condutor e nas necessidades de conectividade do mercado tecnológico.

Globalmente, a Bosch Portugal tem reforçado a equipa de I&D, contratando mais de 200 engenheiros desde 2014. A empresa é considerada um dos maiores centros de Portugal nesta área e pretende consolidar essa posição, contratando, até 2018, mais 500 engenheiros dedicados a projetos de I&D, distribuídos pelas unidades de Braga, Aveiro e Ovar.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO