segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Sotecnisol cria projeto de eficiência energética com ganhos de 60%

A Sotecnisol foi escolhida pelo Município de Águeda para desenvolver e implementar um projeto de Eficiência Energética e Autoconsumo. A Sotecnisol intervencionou 12 edifícios municipais, nomeadamente Escolas, Piscinas, Complexos Desportivos, de Lazer, e Bibliotecas, com medidas de eficiência energética que compreenderam sistemas de iluminação eficiente, bombas de alto rendimento, peliculas refletoras e sistemas fotovoltaicos para autoconsumo.

Ao nível da iluminação foram substituídas um total de 303 lâmpadas do tipo fluorescente e de descarga, por luminárias LED, perspetivando-se uma redução de consumo elétrico da rede entre 50 e 60%.

Nas Piscinas Municipais de Sever do Vouga e de Oliveira do Bairro, foram substituídas 10 bombas circuladoras por bombas de classe de eficiência IE3. A redução estimada de consumo rondará os 30%.

Na Biblioteca Municipal de Aveiro, procedeu-se à colocação de 25 m2 de película refletora nos respetivos envidraçados, com fator de emissividade de 0,87 e rejeição de calor superior a 87%.

Foram implementados 9 sistemas de autoconsumo fotovoltaico, com potências instaladas de 12,22 kWp, com exceção de uma instalação, com potência instalada de 7,54kWp, tendo-se utilizado painéis com potência unitária de 260 W e eficiência superior a 16%. As instalações irão produzir entre 30-40% das necessidades elétricas das instalações e serão licenciadas ao abrigo do novo diploma de autoconsumo 153/2014.

De uma forma geral as poupanças energéticas associadas às medidas entretanto implementadas no município de Águeda estimam-se em cerca de 50 a 60%.
Para Filipe Bello Morais, Diretor Geral da Sotecnisol, «o tema da eficiência energética nos edifícios públicos é cada vez mais uma preocupação de muitos Municípios e outras instituições que conseguem assim beneficiar de poupanças significativas através da instalação deste tipo de soluções em infraestruturas com elevadas necessidades de consumo energético».

O desenvolvimento e execução do projeto foram promovidos pela Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade, tendo sido parcialmente financiado no âmbito do anterior Quadro Comunitário de Apoio.







Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO