quarta-feira, 18 de março de 2015

Impermeabilização e drenagem do túnel do Marão a cargo da Sotecnisol Engenharia

A Sotecnisol Engenharia ganhou mais uma obra de impermeabilização e drenagem de túneis, no caso, o Túnel do Marão, adjudicada pela EPOS, S.A. (que faz parte do consórcio adjudicatário). Com mais esta adjudicação, a Sotecnisol Engenharia garante uma carteira de encomendas superior a 6,5 milhões de euros. Trata-se de uma obra emblemática, sendo um dos maiores túneis da Europa, integrado no IP4 e constituído por 2 túneis paralelos com aproximadamente 5.665 m cada, perfazendo um total de 11.330 m, que atravessam a serra do Marão e se desenvolvem em sentido aproximado Oeste/Este.

A obra é de grande dimensão e responsabilidade, ficando também a drenagem das águas que confluem para o Túnel a cargo da Sotecnisol Engenharia.

O processo é de extrema complexidade, recorrendo à utilização de uma geomembrana de PVC adequada à utilização em túneis, protegida por geotêxtil para o mesmo fim. A drenagem é efetuada de acordo com as exigências do terreno e canalizada para um geodreno especial, utilizado pela primeira vez em Portugal.
Alguns números a reter são o consumo de mais de 1.000 toneladas de matéria-prima e mais de 150 km de soldaduras duplas, todas a serem testadas por canal de prova com ar comprimido.

A Sotecnisol Engenharia, dada a dimensão da obra, apostou em investir fortemente neste projeto, adquirindo equipamento com a mais avançada tecnologia de registo em termos de velocidade, temperatura e força das soldaduras, garantindo assim o maior nível de qualidade ao cliente.
Valdemar Lebre, Diretor Geral da área de Engenharia, afirmou, a este propósito, que: «Esta adjudicação é fruto da enorme experiência conseguida há mais de 20 anos na impermeabilização de túneis em Portugal, Espanha, Itália e Argélia, onde a Sotecnisol Engenharia soma mais de 5 milhões de metros quadrados executados, conseguindo assim uma enorme economia de experiência, que colocamos ao serviço do nosso Cliente de uma forma ímpar e muito competitiva». E concluí: «A larga experiência, know-how e competitividade da Sotecnisol na área da impermeabilização e drenagem de túneis foram, com certeza, determinantes na escolha da nossa empresa para esta intervenção».







Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO