segunda-feira, 2 de março de 2015

A ruína como espaço para a imaginação - Metamorfose da equipa de arquitectura FAHR 021.3

Entre a diversidade arquitectónica de uma das zonas mais emblemáticas da cidade do Porto, destaca-se a antagónica estrutura Metamorfose da equipa de arquitectura FAHR 021.3. O impacto da malha metálica verde, que preenche o espaço vazio junto uma porta de entrada da cidade, é inegável. O resultado é a perfeita união de todos os elementos que preenchem a zona da Estação de São Bento, numa íntima conversa com a cidade.

A provocação está lançada. Onde hoje se encontra o degradado, o destruído e o abandonado, a Metamorfose ganhou lugar. A ruína, que faz parte da história da cidade, surge agora como espaço para a intervenção e acima de tudo para a imaginação. Num gesto que atrai o olhar e causa desconforto, a Metamorfose cria um novo cenário no Porto e dignifica um espaço outrora vazio.
Seis toneladas de aço, 28 metros de extensão, 11 metros de altura, 5 de profundidade e quase 200 interseções todas diferentes são alguns dados desta malha metálica, desenvolvida digitalmente e que encontra o seu lado físico na irregularidade imposta pelas mãos humanas. Em sintonia com a filosofia da equipa criativa, o gesto plástico que quebra os formalismos e as regras da construção, num centro histórico como o do Porto, reflecte a clara intenção de provocar e surpreender todos os que por lá passarem. Até a utilização da cor típica, por defeito, dos softwares de modelação 3D é uma forte afirmação da sua essência desafiadora.
Só desta forma faz a Metamorfose sentido para a dupla FAHR 021.3. No âmbito da iniciativa Locomotiva promovida pela Porto Lazer, apresentam um projecto que resume a sua visão provocadora e reflecte uma nova abordagem arquitectónica e artística para o que é um dos elementos mais característicos do Porto, os espaços devolutos. Olhar e observar estes locais que se repetem pela cidade como lares para intervenção e para a imaginação.
A excepção provoca. A disrupção desafia. A conversa inicia-se. Entre a cidade e a estrutura. A Metamorfose desperta-se. As interpretações são incontáveis e a intenção é atingida.

Conheça de seguida o vídeo que a Building Pictures criou para apresentar a Metamorfose:


EQUIPA
Projecto Criativo - FAHR 021.3

Light Design – José Nuno Sampaio

Engenharia - NCREP

Execução - LETRATEC

Comunicação - Carla Brites Santos

Vídeo - Building Pictures

Música – Orpheus Ticked - Ergo Phizmiz (creative commons)

APOIO

Uma iniciativa Porto Destino Criativo - LOCOMOTIVA; Co-financiamento
O Novo Norte; Programa Operacional Regional do Norte
 QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional; 
União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Promotor
; Porto Lazer.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Material - Perfil em aço

Dimensões (apx) - 28m extensão, 11m alt, 5m de prf
Peso - 6000 kg

Número de intersecções - 180

Metros de material - 400m lineares

Cor - Óxido de cobre










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO