sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

NVE executa obra do Centro Interpretativo Rural do Sousa

A NVE, recentemente distinguida como PME Excelência 2014, deu início às obras no Museu Casa do Assento, em Friande, concelho de Felgueiras. Este espaço será transformado no Centro Interpretativo Rural do Sousa, uma infraestrutura cultural destinada a disponibilizar à população escolar e ao público em geral o conhecimento das coleções de grande valor e as iniciativas alusivas à vida rural de antigamente.

A intervenção iniciada no último trimestre de 2014, tem um prazo de execução de 300 dias, com um investimento inferior a 500 mil euros e consiste na remodelação do espaço existente e a sua ampliação através da construção de um módulo expositivo de raiz, tendo por base três premissas que a seguir detalhamos.

Nesta empreitada vai ser executada a demolição de todos os edifícios e partes de edifícios acrescentados ao edifício principal que não refletem a construção original e são considerados construções dissonantes à traça da edificação original.

Está também prevista a reabilitação das partes originais do edifício a manter, no piso 0 esses espaços são estáticos obedecendo cada um deles a uma temática expositiva, no piso 1 os espaços são contínuos e fluidos por forma a garantir uma mobilidade expositiva dos artefactos existentes. Todo o edifício será remodelado, mantendo-se contudo as suas características construtivas, manutenção das alvenarias aparelhadas existentes de granito em todas as suas paredes estruturais, assim como todos os telhados de coberturas serão refeitos e estruturados segundo técnicas e métodos construtivos tradicionais.
No que diz respeito a construção nova, será executado um edifício novo em betão aparente, com uma forma volumétrica antagónica ao edifício principal existente.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO