segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Vista Alegre e Larus criam coluna de iluminação pública

A Vista Alegre e a Larus desenvolveram, em conjunto, a coluna de iluminação pública “RIA” e apresentaram o protótipo nas jornadas do projeto europeu CERURBIS (Observatório Cerâmico do Espaço Urbano) que decorreram em Aveiro. Do “know-how” do mobiliário urbano da Larus e da cerâmica da Vista Alegre nasce um novo e inovador conceito de iluminação, que desafiou o material cerâmico a novas prestações técnicas e estéticas, criando um equipamento que responde às necessidades das cidades e dos cidadãos.

A coluna de iluminação “RIA” utiliza a porcelana, enquanto principal elemento diferenciador, e recorre a traços de identidade da Ria de Aveiro, nomeadamente a ondulação e os animais marítimos. Para além do design, o equipamento responde às necessidades atuais de eficiência energética dos espaços urbanos, através do índice elevado de reflexão, associado à cerâmica (60 a 80%), e da luminária LED com dissipador.

Pedro Martins Pereira, fundador da Larus, explica que a génese da “RIA” está associada a cinco pressupostos: “aproveitar as propriedades da porcelana; obter uma projeção de luz não-direta e difusa; conceber um sistema energeticamente eficiente; criar um equipamento polivalente, capaz de se adaptar a diferentes contextos; e adaptar-se às novas tendências de design”.
Sublinhe-se que a coluna de iluminação “RIA”, desenvolvida por duas empresas sediadas no distrito de Aveiro, representará a região de Aveiro, no âmbito do CERURBIS, que tem como objetivo promover, fomentar e difundir o uso da cerâmica nos espaços urbanos de Espanha, França e Portugal, países ligados à indústria cerâmica, mais especificamente nas regiões de Castellón, Limoges e Aveiro, onde este material está fortemente enraizado na cultura e tradição industriais.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO