terça-feira, 25 de novembro de 2014

O prédio mais sustentável do mundo

A degradação do meio ambiente nas últimas décadas fez com que alguns países e empresas se preocupassem mais ativamente no desenvolvimento de tecnologias para a conservação do meio ambiente de maneira que trouxesse benefícios à humanidade. Um dos setores que mais polui a natureza é a construção civil, os componentes químicos dos produtos utilizados nas obras corroem o solo e envenenam os seres dos rios e mares.

O processo que caracteriza a criação de produtos que não agridem o meio ambiente e satisfaça as gerações futuras é a sustentabilidade. O conceito sustentável tornou-se o princípio, que utiliza recursos naturais satisfazendo às necessidades presentes sem comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, isto é, o vínculo de sustentabilidade deve ser no longo prazo.

O conceito da sustentabilidade é complexo e atende um conjunto variável de fatores que englobam questões sociais, económicas, ambientais e energéticas. Na construção civil, o objetivo principal é a utilização de materiais que gerem o menor impacto ambiental e que contribuam com a redução de energia.

Algumas empresas do ramo da construção têm desenvolvido técnicas construtivas sustentáveis que favorecem não apenas a conservação do meio ambiente como também proporcionam uma qualidade de vida melhor e mais saudável aos habitantes que poderão desfrutar dos benefícios deste processo ao longo dos tempos.
Atualmente, o edifício comercial mais sustentável do mundo é o The Change Initiative Building - TCI localizado em Dubai, Emirados Árabes Unidos. O prédio é uma grande loja de 4.000 metros quadrados que fornece soluções sustentáveis e as aplica. A maioria dos materiais utilizados na construção do prédio são sustentáveis. O teto é equipado com painéis solares, há reaproveitamento da água, a pintura é reflexiva termicamente e fornece 40% de energia ao edifício, a estrutura externa tem isolamento três vezes maior do que os demais edifícios.

O TCI foi premiado com 107 pontos num total de 110 pontos da Certificação do LEED do Green Building Council dos Estados Unidos, que certifica como sendo o edifício mais sustentável do mundo. TCI recebeu a maior classificação mundial da Certificação LEED Platinum superando o recorde anterior de 105 pontos do edifício comercial Pixel, da Austrália.
O Pixel é um edifício comercial de escritório de porte menor que faz uso de vários processos sustentáveis, incluindo um sistema de pára-sol que permite que a luz natural ilumine os escritórios, mas reduza o calor, além de gerar sua própria eletricidade através de turbinas eólicas.

As técnicas e processos sustentáveis deveriam ser melhores utilizadas na construção civil em todo mundo, a fim de que a qualidade de vida dos cidadãos fosse mais valorizada e o meio ambiente mais bem preservado.

---
 Artigo escrito por Marisa Fonseca Diniz.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO