quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Medição de espessura de estruturas em aço através de ondas electromagnéticas

A Repsol Gás Portugal recorreu a um método inovador que mede a espessura de estruturas em aço através de ondas electromagnéticas para atestar a segurança das suas esferas de armazenamento de gás no Parque da Banática, Monte da Caparica. A técnica Pulsed Eddy Current (PEC) permite uma leitura totalmente fiável em objectos com temperaturas compreendidas entre -100° C e 550° C sem necessitar de contacto directo com as superfícies - medições através de isolamentos.

“O método Pulsed Eddy Current permitiu-nos atestar com enorme rigor a segurança das esferas de armazenamento de gás, conseguindo garantir a sua integridade estrutural. As características únicas desta técnica da TÜV Rheinland, onde se destaca a leitura sem necessidade de remoção de isolamentos, resultaram numa significativa redução de custos” refere Luis Santos, responsável da Repsol Gás Portugal.

Utilizado em refinarias, parques de armazenagem de produtos petrolíferos e instalações off-shore, no mercado português o PEC é aplicado em exclusivo pela TÜV Rheinland, organismo independente de inspeção e certificação, líder a nível global. A Repsol Gás Portugal foi pioneira a nível nacional na utilização deste método que permite poupanças até 75% face às técnicas tradicionais.

“O PEC afirma-se como uma mais-valia pelas suas medições de alta precisão mesmo em ambientes extremos e pela redução de custo que permite na ausência de intervenção prévia na remoção de isolamentos” afirma Sérgio Ferreira Dias, da direcção técnica da TÜV Rheinland Portugal. “Destacando-se sobretudo na inspecção de plataformas petrolíferas e inúmeras inovações em aplicações especiais, como inspecção de pontes metálicas sem remoção do asfalto, o equipamento pode ser operado por controlo remoto e recentemente reduziu o seu tempo de leituras para leituras quase instantâneas” conclui.
SOBRE O FUNCIONAMENTO DO MÉTODO PULSED EDDY CURRENT
A sonda do equipamento é colocada em contacto com a superfície do isolamento. Seguidamente, um campo magnético é criado por uma corrente eléctrica na bobina de transmissão da sonda. O campo magnético penetra através do isolamento e magnetiza a parede do objecto a medir.

Em seguida, o sinal eléctrico da bobina de transmissão é desligado, criando uma queda repentina no campo magnético.

Como resultado da indução electromagnética, são geradas Eddy Currents na parede do objecto a medir que são monitorizadas pela sonda e permitem determinar a espessura da parede. Quanto mais espessura de parede, maior o tempo em que as Eddy Currents se aproximam do zero.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO