quinta-feira, 12 de junho de 2014

Portugal x Alemanha joga-se em estádio "verde" reciclável

A construção de quatro estádios do Mundial 2014, entre os quais o Arena Fonte Nova, em Salvador, onde Portugal defrontará a Alemanha, no próximo dia 16 de Junho, obedeceu a certificações de grande rigor realizadas pela TÜV Rheinland e a soluções tecnológicas inovadoras de última geração, que garantem o uso racional de recursos naturais e a reciclagem integral de todos os materiais. Os restos do antigo estádio foram reciclados para a sua reutilização. Recorde-se que a Martifer também esteve envolvida na construção do Arena Fonte Nova.

Desde o relvado de alta qualidade, onde os craques se vão exibir, até à energia ou comodidade dos lugares para o público, tudo foi planeado e avaliado de acordo com requisitos da sustentabilidade. Materiais totalmente recicláveis, soluções para a redução de consumo de água e aproveitamento de águas pluviais, diminuição e reciclagem do lixo gerado, eficiência energética, ventilação e iluminação naturais, são alguns dos elementos que valeram àqueles quatro estádios a certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), que esteve a cargo da TÜV Rheinland.

O LEED é um sistema internacional de avaliação da sustentabilidade de edifícios, que assegura e representa vantagens como a redução do impacto ambiental, a optimização do desempenho das construções e a redução dos custos operacionais.

Este significativo avanço na construção de novos estádios foi determinado pela FIFA, que pretende evitar impactos negativos no meio ambiente dos países onde realiza competições. A TÜV Rheinland, encarregada da certificação, acompanhou durante três anos os trabalhos nos estádios, desde o planeamento, as fundações, e analisou laboratorialmente e aprovou os diferentes materiais e recursos utilizados nas novas arenas, até à inauguração. A FIFA pretende, desta forma, chamar a atenção para questões sociais e ambientais através do desporto e reduzir a pegada de CO2 no Brasil e em todos os países onde se realizem grandes eventos de futebol.
No Arena Fonte Nova de Salvador, estádio que vai acolher o jogo Portugal x Alemanha, para além da reciclagem e reutilização dos destroços do antigo estádio para pavimentação e criação de acessos, também foram instalados painéis solares no telhado e um sistema de aproveitamento de águas pluviais que permite satisfazer até 80% das necessidades de água (para fins sanitários, por exemplo).

As novas arenas de São Paulo e Natal, assim como a remodelação do estádio de Porto Alegre, também foram objecto de idêntica intervenção da TÜV Rheinland de acordo com os requisitos do sistema LEED.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO