quarta-feira, 28 de maio de 2014

Tektónica 2014 cresce em número de visitantes

Com um crescimento de 4% de visitantes face à edição de 2013, encerrou no dia 10 de Maio a 16ª edição da Tektónica - Feira Internacional de Construção e Obras Públicas. Durante os cinco dias de realização do salão líder no sector da construção, a FIL recebeu mais 4% de visitantes que na edição anterior, entre profissionais e particulares que se deslocaram ao Parque das Nações para conhecerem as tendências e as mais recentes novidades no mercado, mas também para participarem no vasto programa de conferências, seminários, workshops e outras actividades promovidas pela organização e expositores.

Organizado pela Fundação AIP, através AIP - Feiras Congressos e Eventos, sob o lema “Construção, Pilar do Desenvolvimento da Economia Mundial”, a edição de 2014 da TEKTÓNICA que decorreu entre 6 e 10 de Maio, na FIL, contou com a presença de cerca de 350 expositores, dos quais 13 % internacionais, registando um aumento de 10% face à anterior edição.

No salão estiveram igualmente presentes mais de meia centena de profissionais estrangeiros vindos de vários países. Através do programa de hosted buyers a organização trouxe ao salão de Lisboa compradores oriundos da Arábia Saudita, Argélia, Brasil, Canadá, Colômbia, Espanha, EUA, Emirados Árabes Unidos, Líbano e Rússia.

Dinamizaram-se, durante os 5 dias em que decorreu o salão, várias reuniões entre as empresas expositoras e investidores e compradores estrangeiros, com vista a realização de negócios e parcerias.

Para Jorge Oliveira, responsável da Tektónica e director de Área de Feiras da FIL, ‘estes indicadores são reflexo dos sinais de revitalização que o sector tem começado a demonstrar, quer por via das exportações de serviços e produtos mas também impulsionado pelo aumento dos projectos de reabilitação e obras de remodelação. Ao longo de 16 edições a TEKTÓNICA tem acompanhado as tendências do sector, nomeadamente apoiando cada vez mais as empresas nos seus esforços de internacionalização, levando-as a novos mercados e trazendo a Portugal investidores, mas também promovendo o que de melhor se faz e inova em Portugal, exibindo na feira as empresas de referência e os projectos e produtos mais emblemáticos’, conclui o responsável.

Na edição de 2014 a organização apostou fortemente na dinamização de sessões empresariais com foco na internacionalização, que permitissem aos empresários nacionais, interessados em expandir os seus negócios para novos mercados, conhecer as oportunidades e perspectivas de implementação nesses países, mas também estabelecer os primeiros contactos com players de referência nos respectivos mercados. Neste âmbito destacaram-se as sessões Arab Market Overview – Kuwait e Qatar que contaram cada uma com cerca de 100 participantes e o workshop ‘Oportunidades de Negócio e Investimento na Polónia’, com 60 participantes.

A 2ª edição do Fórum “Construção, Imobiliário e Segurança na Lusofonia” foi a conferência em destaque no programa da TEKTÓNICA. Organizada pela Fundação AIP, em parceria com a CPCI - Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário, o evento, realizado logo no arranque do salão, reuniu entidades oficiais e empresários dos mercados lusófonos com vista à exploração de oportunidades de investimento e promoção de sinergias entre empresas portuguesas e empresas dos mercados de Angola, Brasil, Cabo-Verde e Moçambique, e contou com a participação de cerca de 100 profissionais e empresários do sector.

Ao nível das iniciativas o destaque nesta edição vai para o ‘Portugal Constrói Uma Identidade’, que contou com uma exposição patente no salão, na qual foram exibidos produtos e soluções altamente competitivos nos mercados internacionais mais exigentes, de mais de uma dezena de empresas portuguesas exportadoras que, diariamente, cimentam e aprofundam o know-how e tecnologia portuguesas em todo o mundo.

A iniciativa resultou também numa categoria nos Prémios TEKTÓNICA 2014 que distinguiu as empresas que mais se destacaram nas áreas do conhecimento dentro do sector, com destaque para a Identidade, Investigação e Plataformas, Engenho e das competências assentes na Mobilidade, Logística, Activos e Talento.

Entre as empresas premiadas encontram-se a Cimenteira do Louro, Maiaço, Cinca, Inarel, Grupo Preceram, Manufacturas de Cimento Macel, Senda, Mob, Sanindusa, Tupai, Resul, Revigrés, Pavigrés e Secil. Nesta categoria foi ainda distinguido o Professor António Cruz Rodrigues com o Prémio Personalidade, pela sua prestigiosa colaboração na génese da mais recente iniciativa da Tektónica – ‘Portugal Constrói uma Identidade’.

As Academias TEKTÓNICA continuaram nesta edição a registar um grande interesse por parte dos profissionais do sector da Construção que aproveitaram a oportunidade para enriquecer os seus conhecimentos através das ações de formação realizadas na feira. Com um programa de 10 áreas de qualificação as sessões registaram a participação de cerca de 300 profissionais.

Para os particulares, o BrickoGarden foi o espaço que mais atenções captou ao apresentar todo o tipo de soluções e produtos para manutenção, remodelação e decoração de áreas interiores e exteriores das habitações. O conceito ‘Faça Você’ mesmo reúne cada vez mais adeptos e na TEKTÓNICA a tendência resultou numa maior afluência de público não profissional que procurou na feira novos conceitos e soluções eficazes para os seus trabalhos de bricolage e jardinagem.









Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO