terça-feira, 15 de abril de 2014

Concurso de pontes de papel - 1ª edição

Pela primeira vez, a Universidade Fernando Pessoa irá promover um concurso de Pontes de Papel. As inscrições ainda decorrem (até dia 10 de Maio), sendo os ensaios de carga e atribuição de prémios no dia 15 de Maio, a decorrer no anfiteatro exterior da UFP (Edifício Sede). Foi escolhido o papel como material, uma vez que é renovável, reciclável e, dada a sua flexibilidade de utilização, há todo o interesse em explorar as suas capacidades resistentes.

Propõe-se então um concurso de pontes em papel a serem testadas sobre uma plataforma com configuração de apoios variável, a inserir em 2 categorias: resistência e estética. Na categoria de resistência pretende-se a obtenção de estruturas otimizadas, baseadas nos princípios fundamentais de equilíbrio estático, capazes de suportar a maior carga possível, sendo especialmente vocacionada para os estudantes de engenharia civil. Na categoria de estética pretende-se obter estruturas originais, de geometrias ousadas e funcionais, sendo esta categoria especialmente vocacionada para os estudantes de Arquitetura. Nesta categoria as pontes serão alvo de apreciação simultânea de estética e resistência.
Para além da integração da participação no concurso em unidades curriculares específicas dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UFP, a Chronic Logic atribuirá licenças dos seus famosos jogos de construção de pontes aos vencedores! A NAVIGATOR também patrocinará o evento, disponibilizando todo o papel a utilizar na construção das pontes, assim como a serralharia Metalrio.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO