terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Sotecnisol conclui obra no túnel pedonal de acesso à praia do Peneco

A Sotecnisol Engenharia concluiu o saneamento, consolidação e reabilitação do Túnel pedonal de acesso à praia do Peneco, em Albufeira, promovido pela APA-ARH Agência Portuguesa do Ambiente - Administração Regional Hidrográfica do Algarve. Esta obra de consolidação teve uma natureza preventiva para evitar o desprendimento de pequenos blocos calcários e fragmentos de rocha natural de pequeno volume, que já se vinha a fazer sentir e que obrigou à colocação de uma estrutura provisória para proteção dos transeuntes.

Ao mesmo tempo, e dada a importância histórica desta estrutura, pretendia-se manter o aspeto de um túnel que foi aberto diretamente na rocha, sem qualquer elemento de sustimento definitivo pretendendo-se, inclusivamente, manter a tonalidade da rocha local que era já uma imagem de marca deste ex-líbris em Albufeira.

A Sotecnisol Engenharia correspondeu a todas as exigências e encontrou soluções para todos os imprevistos que se deparam normalmente numa obra de reabilitação, fruto da sua grande experiência e Know-how em obras desta natureza.
A intervenção teve como principais tarefas, a preparação das superfícies em pedra e outros materiais colocados ao longo dos anos, o desmonte de alguns elementos pouco aderentes, a projeção de betão por via seca com fibras metálicas para uma melhor consolidação e aproveitamento do efeito de arco do túnel e a finalização com acabamento à cor ocre para manter o aspeto e tonalidade original. A funcionalidade do túnel foi também melhorada, nomeadamente no que concerne à sua limpeza, tendo sido colocada uma fileira de pedra basáltica ao nível do pavimento para prevenir a entrada de águas entre o pavimento e os hasteais do túnel, protegendo essa zona.
Valdemar Lebre, Diretor Geral da área de Engenharia, afirmou a este propósito: «Este tipo de intervenções caracterizam-se pelo seu elevado grau de complexidade, principalmente quando se pretendem efetuar intervenções muito intrusivas, mantendo o nível de serviço das infraestruturas uma vez que, no caso presente, foi necessário manter o túnel em serviço por se tratar do único acesso a esta praia visitada por muitos turistas durante todo o ano, e que constituía um dos requisitos do projeto. Apesar das dificuldades associadas, o desafio foi integralmente superado”. E acrescenta ainda, «a larga experiência e know-how da Sotecnisol Engenharia permitiu a realização de mais um projeto que contribuirá, neste caso, para a satisfação da população de Albufeira e de todos quantos a visitam».










1 Comentário:

Santa-Bárbara disse...

Parabéns Sotecnisol, por mais esta obra!

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO