segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Conclusões das jornadas de segurança em reabilitação em edificios e outras obras de engenharia

Realizaram-se no passado dia 04 de Dezembro, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) as Jornadas Técnicas com o tema “Segurança em reabilitação de edifícios e outras obras de engenharia”, promovidas pela EEUM, CICCOPN e APCGS.

As Jornadas contaram com a afluência de mais de centena e meia de participantes distribuídos por representantes dos Donos de Obra, da Autoridade para as Condições de Trabalho, de diversas Empresas Construtoras, Estabelecimentos de Ensino e outros Técnicos ligados à segurança na construção.

Estas jornadas foram promovidas atendendo ao facto de se verificar uma premência em intervir no nosso vasto e decrépito parque edificado, na manutenção e recuperação de infraestruturas e noutras obras de engenharias, garantindo as melhores condições de segurança.

Durante as apresentações, foram elencados vários exemplos práticos de técnicas de reabilitação de edifícios, obras rodoviárias, obras ferroviárias, obras de arte, património arquitetónico, infra-estruturas hidráulicas, obras subterrâneas, bem como as boas práticas de segurança implementadas durante esses trabalhos.

Nestas intervenções ficou patente a necessidade de garantir a existência de planeamento de segurança, tanto em fase de projeto como em fase de obra, devendo a prevenção ser elevada para um lugar cimeiro e com caráter eminentemente operacional, racionalizando a quantidade de papel emitida por obrigação dos sistemas de certificação.

Outro dos pontos abordados pelos oradores foi a necessidade de as empresas e Donos de Obra garantirem a contratação de técnicos e coordenadores de segurança com a qualificação e competência adequada.

Foi ainda possível concluir que esta iniciativa deverá ter seguimento e dar lugar a novas reuniões de debate e partilha com vista a promover e fomentar a adoção de práticas de prevenção mais efetivas e generalizadas.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO