terça-feira, 19 de novembro de 2013

Universidade de Aveiro e OLI estudam casa de banho para todos

A OLI deu início, este mês, ao desafio “Casa de banho para todos”, em parceria com a Universidade de Aveiro, nomeadamente com a licenciatura em Design, do Departamento de Comunicação e Arte, e em colaboração com a plataforma “Design Includes You”.

Esta iniciativa centra-se na problemática da utilização diária na casa de banho por utentes com necessidades especiais, como idosos, crianças e pessoas de mobilidade reduzida, temporária ou definitiva. Pretende-se, através de uma abordagem do design inclusivo, encontrar soluções que aumentem a segurança e o bem-estar destes utilizadores, em ambiente doméstico, público ou em instalações específicas, como as hospitalares e geriátricas, incrementando a qualidade do exercício da cidadania ativa.

Este projeto será responsável por criar um território de estudo e reflexão sobre esta problemática, envolvendo os estudantes da Universidade de Aveiro das licenciaturas de Design, Geriatria e Educação de Infância, e instituições de solidariedade social.

Mariza Gomes, diretora de Marketing da OLI, afirma que se pretende “chamar a atenção para a extensão do campo de intervenção do design para além do reduzido âmbito de mero criador de novos objetos diferenciados, potenciadores de altos e continuados padrões de consumo por via da constante inovação tecnológica ou da manipulação da carga cultural formal, e centrar o seu território num dimensão cívica, sustentável e de maior participação social”.

“Esperamos que este projeto contribua para a melhoria da usabilidade dos atuais produtos da OLI e para sugerir o desenvolvimento de novas abordagens e soluções mais universais e inclusivas para o ambiente e equipamentos sanitários usuais. Por outro lado, a atual evolução demográfica nos países desenvolvidos e a abertura das sociedades a integrarem no seu seio a diversidade étnica, cultural e física levam a OLI a olhar com particular atenção e adequação dos seus produtos aos utentes com necessidades especiais”, sublinha.
O projeto “Casa de banho para todos” será concluído no dia 7 de janeiro de 2014, com a apresentação pública das três propostas selecionadas.

Destaque-se que, ainda no âmbito do estudo das acessibilidades sanitárias, a OLI assinou, em julho último, um protocolo de colaboração com Centro de Reabilitação Profissional de Gaia e o Design Studio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que visa recolher dados de testes realizados numa sanita ajustável em altura electricamente pelos utentes do centro de reabilitação.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO