terça-feira, 5 de novembro de 2013

Túnel Marmaray liga Europa à Ásia

A Turquia inaugurou recentemente o túnel ferroviário que une a Ásia e a Europa, construído debaixo do estreito do Bósforo e ligando os lados europeu e asiático da cidade. O túnel Marmaray tem uma extensão de 13,3 km, sendo 1.387 metros submersos sob o estreito do Bósforo. A construção deste túnel durou 9 anos, tendo a obra custado 3 mil milhões de euros. Inicialmente estava previsto que a construção durasse 4 anos, mas a descoberta de uma série de tesouros arqueológicos atrasou significativamente a construção.

Pelo facto de o túnel Marmaray ficar a menos de 20 km de distância de uma falha sísmica onde os cientistas calculam existir 68% de probabilidade de que se venha a registar um sismo de magnitude 7 ou superior nos próximos 30 anos, este foi construído recorrendo a uma tecnologia japonesa resistente a sismos (que permite aos arranha-céus tremer sem quebrar).

Veja de seguida algumas imagens da construção do túnel Marmaray:
Fica aqui também uma infografia feita pelo Dinheiro Vivo e que explica bem alguns pontos fundamentais da construção do túnel Marmaray:










1 Comentário:

Anónimo disse...

Uma das muitas maravilhas da engenharia. Grande importância para a humanidade, peça marcante como fator que quantifica o valor do elemento humano na terra, o quanto o homem, a humanidade se desenvolve a cada passo na existência rumo ao futuro das novas gerações e o quanto a obediência as leis de Deus, dignifica o seu filho, quando usa a sua inteligencia para o bem. Um grande abraço a todos os engenheiros, aos colaboradores e aos investidores que movido pela boa ação, pelo conforto humano, para dar o melhor de si, criaram esta bela obra para a eternidade.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO