terça-feira, 15 de outubro de 2013

Negócios crescem nas edições de 2013 da INTERCASA e do SIL

Encerraram este domingo os salões INTERCASA e SIL -Salão Imobiliário de Portugal, ambos promovidos pela Fundação AIP, através da AIP – Feiras Congressos e Eventos, e que decorreram em simultâneo na FIL entre os dias 9 e 13 de Outubro. Os salões registaram a visita de mais de 35 mil visitantes, entre profissionais e público. Mais do que o número de visitantes alcançado, a organização dos salões salienta, o dinamismo e a interação que marcaram ambos os eventos, capitalizando-os enquanto espaços privilegiados de desenvolvimento de sinergias e concretização de negócios.

Com mais de 230 empresas presentes – entre 130 representados na Intercasa e LxD – Lisboa Design Show e cerca de 100 participantes no SIL – entre 9 e 13 de Outubro a FIL deu palco ao que de melhor, em termos de design e inovação, se faz em Portugal na área da decoração, mobiliário e moda, proporcionando, para além do espaço de exposição, uma série de iniciativas como workshops, desfiles, concursos de talentos, seminários e conferências, mas também trouxe a Portugal mais de 60 investidores estrangeiros de mercados tão diversos como os países da CPLP, China, França e Reino Unido, dando a conhecer a oferta portuguesa de imobiliário, com destaque nesta 16ª edição do SIL para os projectos de reabilitação.

A realização de negócios está na génese de ambos os salões. No caso da INTERCASA, a mais antiga feira realizada na FIL, a organização salienta os contactos que empresas e jovens designers tiveram oportunidade de estabelecer durante o decorrer do certame. No caso do SIL 2013 iniciativas como as rodadas de negócios ou speed networking entre empresas e investidores estrangeiros trouxeram novas perspetivas de negócio para os mais de 150 empresários participantes que se mostraram no fim do salão confiantes com os contactos efetuados.

Descontos, passatempos e peças inovadoras de design atraíram visitantes à INTERCASA
As promoções e descontos até 50% que as empresas participantes na INTERCASA estiveram a realizar durante os 9 dias de realização do salão, entre 5 e 13 de outubro, justificaram a adesão do público que aproveitou para comprar ao melhor preço mobiliário e peças de decoração de fabrico 100% nacional.
Também os passatempos com a oferta de Vales de compras e até fins-de-semana em turismo rural oferecidos pelas empresas Antarte, Interdesign e Decorações Gina atraíram à Intercasa de inúmeros visitantes que aproveitaram para redecorar as suas casas.

Em destaque na 37ª edição da INTERCASA esteve o espaço LxD – Lisboa Design Show, na sua 4ª edição. Este evento tem crescido de ano para ano, fruto da interação proporcionada entre jovens designers, escolas e reputadas empresas portuguesas e internacionais.

Através de iniciativas lançadas pela organização do LxD foram dados a conhecer novos valores do design nacional mas também se lançaram novos produtos. Foi o caso do Next Promise Designers que elegeu as peças dos designers SYO e DAM para estarem presentes, sem custos, no LxD, e do concurso Home Sweet Home by Siemens, do qual foram selecionados 14 maquetes que vieram a resultar em 14 novas peças de design com várias aplicações produzidas pelos parceiros da iniciativa Siemens, Icel, Italbox, InterDesign, Norbanho, Spal e Villa-Lumi. Entre outros galardoados, os Primeiros Prémios do Concurso Home Sweet Home By Siemens distinguiram Christophe de Sousa, pela InterDesign, Tiago Jorge Russo da Silva, pela SPAL e Daniel Pêra, pela Villa Lumi. O designer Christophe de Sousa foi também o escolhido para receber o Prémio Siemens.

A organização da INTERCASA/LxD destaca ainda como momentos altos do salão o lançamento da primeira impressora 3D portuguesa, a BeeTheFirst, apresentada pela empresa de Ílhavo BeeVeryCreative, e que motivou a implementação de uma Academia 3D no salão na qual participaram mais de uma centena de designers e profissionais com competências de modelagem 3D.

As relações etno-culturais que ligam Moçambique e Portugal foram também mote para a realização do Moçambique Design Day. Este evento uniu o design e a moda num debate de ideias e conceitos em torno das raízes e da sustentabilidade da criação artístico-industrial, um tema que se materializou num desfile de moda sustentável com criações do Atelier Alfaiates Africados e das designers Sofia Vilarinho e Romana Mussagy.

Bolsa de Arrendamento disponibilizou no SIL cerca de 4.000 imóveis
Nas últimas edições do SIL a Bolsa de Arrendamento tem registado uma forte adesão por parte do público visitante, que desta forma encontra num único local imóveis para arrendar, de Norte a Sul do País, numa oferta diversificada e a preços bastante competitivos. Habitação, escritórios, lojas e armazéns fizeram parte da Bolsa de Arrendamento desta edição, com cerca de 4.000 imóveis com rendas mensais que variam entre os 98 euros e os 3.000 euros.

Internacionalização - Reuniões de networking aumentaram na 16ª edição do SIL
A convite da organização do SIL 2013, e com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Luso Chinesa e do CIMLOP - Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa, estiveram presentes no Salão Imobiliário de Portugal mais de 60 investidores estrangeiros. Entre estes destaca-se a presença pela primeira vez no SIL de uma delegação de investidores chineses - atualmente responsáveis pela maioria do investimento imobiliário em Portugal – e de quase meia centena dos investidores oriundos dos países da CPLP.

A presença destes investidores trouxe novo fôlego e positivismo ao certame tendo motivado a realização de cerca de 750 reuniões no espaço Speed Networking, promovido pela CIMLOP em parceria com a Fundação AIP e com o apoio da APEMIP, no qual participaram mais de 150 empresários portugueses do sector do imobiliário, interessados em fazer novos contactos e promover os seus negócios além-fronteiras. No balanço das reuniões a organização e expositores mostraram-se esperançosos quanto ao futuro do imobiliário português havendo boas perspectivas de negócio face aos contactos estabelecidos.

Também as Conferências da 16ª edição do SIL, focadas na Reabilitação e na Internacionalização, registaram uma forte adesão por parte dos profissionais do sector. Na conferência “Imobiliário, Investimento e Reabilitação Urbana”, integrada iniciativa “Semana do Investimento e da Reabilitação Urbana”, foram apresentados indicadores e também alguns casos de sucesso da reabilitação urbana em Portugal, mostrando que na área da construção e imobiliário esta deve ser uma fileira de oportunidades a explorar por empresas e organismos públicos.

No âmbito desta iniciativa a Fundação AIP, através da AIP-Feiras Congressos e Eventos, com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa e do IHRU - Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana e com o apoio estratégico da CIMLOP, levaram alguns dos investidores da CPLP a visitar obras em reabilitação ou já reabilitadas na cidade de Lisboa, dando exemplo das boas práticas implementadas e da segurança do investimento.

Por outro lado a conferência “O papel preponderante da CPLP no panorama imobiliário internacional e a ligação ao Oriente” reuniu na FIL personalidades ligadas ao sector do imobiliário mas também representantes governamentais dos vários países presentes no SIL, num espaço de reflexão e debate a propósito das perspetivas e oportunidades de internacionalização nos mercados da CPLP mas também na ligação ao Oriente, nomeadamente, China e Macau.

Outro momento alto do Salão Imobiliário de Lisboa continuou a ser a atribuição dos Prémios SIL. Este ano foram entregues 8 Distinções e 12 Prémios.
Uma das novidades nesta edição foi a atribuição pela primeira vez do Carreira Arquitecto 2013, entregue a João Paciência.
A reabilitação também mereceu especial destaque tendo sido distinguidos projectos em 4 sub-categorias: Liberdade 240 – Edifício Cartier, da Largetoile, Atelier-Museu Júlio Pomar, da Câmara Municipal de Lisboa, Ribeira das Naus, da Câmara Municipal de Lisboa, Vila Moura, da Infra-Moura e Central Station, da Habitat Vitae.

Para o público, para além da área de exposição onde os visitantes tiveram possibilidade de conhecer novos projectos imobiliários e soluções para compra e arrendamento - com destaque para a Bolsa de Arrendamento, promovida pelo SIL e com mais de 4.000 imóveis disponíveis para arrendar – também os leilões imobiliários registaram o interesse de visitantes e investidores, tendo sido licitados cerca de 50% dos imóveis em carteira.

INTERCASA e SIL seguem para novos mercados
Embora a Fundação AIP, através da sua associada AIP – Feiras Congressos e Eventos, já se encontre a preparar as próximas edições portuguesas dos salões que decorrerão em 2014 na FIL, a missão de internacionalização que cada uma das feiras tem em vista desenvolver fazem com que quer a INTERCASA quer o SIL apresentem para os próximos meses uma agenda com várias presenças em importantes feiras internacionais.

Já a partir de amanhã, dia 16, um grupo de 15 empresas, das quais 7 são da área imobiliária, participam na Semana Empresarial China-Portugal com paragens em Macau, para participação na feira MIF - Feira Internacional de Macau, no Cantão e em Hong Kong.
Na primeira semana de Dezembro a AIP – Feiras Congresso e Eventos, em parceria com Câmara de Comércio e Indústria Luso-Luxemburguesa, realiza a 1ª Edição do Salão Imobiliário de Portugal no Luxemburgo. Para além dos luso-descendentes que vivem no país, a organização do SIL 2013 pretende com esta ação potenciar a captação dos luso-descendentes que residem em Bruxelas.

Ainda durante este mês, entre 24 e 27, a INTERCASA marca presença na Projekta Angola (by Constrói) a maior feira do sector da Construção, Urbanismo, Arquitectura e Decoração. Neste salão que se realiza em Luanda participará também uma delegação com empresas levadas pela organização da TEKTÓNICA, num total de mais de 90 empresários.
.
Entre 5 e 8 de Dezembro, a INTERCASA segue para Marrocos a fim de apresentar a oferta das empresas portuguesas na DECÓ – Salon International de la Construction, Travaux Publics, Finition e Décoration, que decorre em Casablanca.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO