quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Iniciativa privada reabilita edifício público da zona histórica do Porto

O projeto Arrebita Porto, inserido no âmbito da feira Concreta relativo à "Regeneração Urbana e Sustentabilidade" na medida em que se propõe combater a desertificação do centro da cidade do Porto, concretiza na próxima sexta-feira, 11 de Outubro, na rua da Reboleira, o arranque da sua primeira obra. Trata-se um edifício pertencente à Câmara do Porto, com quatro pisos, devoluto há mais de 20 anos, e que nunca encontrou comprador nas várias hastas públicas a que já foi levado.

Depois de ter acolhido uma agência de navegação, uma escola primária e um clube de kayak, o edifício da Reboleira foi desocupado e apresenta hoje a degradação resultante de mais de 20 anos de abandono.

O programa de reabilitação promovido pelo Arrebita tem um cariz social que assenta num modelo win-win entre múltiplos parceiros, com jovens arquitetos e engenheiros internacionais, empresas, universidades e instituições de referência nacional a contribuírem, em conjunto, para a reabilitação de edifícios com contrapartidas diretas e recorrendo ao mínimo financiamento disponível. A iniciativa exemplifica o potencial de aplicação de produtos de valor acrescentado que estão a ser desenvolvidos pelas empresas do setor, concentrando um conjunto de sinergias que permitem satisfazer as necessidades de obra de uma forma eficaz e inovadora e, simultaneamente, assegurar um modelo de boas práticas no âmbito da reabilitação.

“Essa é a missão do projeto Arrebita que pretende, neste contexto de recessão, potenciar os recursos urbanos que estão desaproveitados e encadeá-los na geração de valor da cidade, região e país” explica o arquiteto José Paixão, dinamizador do projeto que vai ser apresentado na 26ª Concreta – Regeneração Urbana e Sustentabilidade como exemplo prático da temática do certame neste ano.

A 26ª Concreta decorre na Exponor entre os dias 23 e 26 de Outubro. Dirigida a profissionais, a feira está aberta ao público no último dia, 26, funcionando diariamente entre as 10h00 e as 19h00.

Se quiser convites para a Concreta vá a esta publicação no Facebook e siga os passos que lá indicamos.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO