sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Data Center da PT na Covilhã

O novo Data Center da Portugal Telecom, na Covilhã, ocupa uma área total de 75.500 m2 (com capacidade de 12.000 m2 de espaço de IT), é modular, composto por quatro blocos. O primeiro bloco, inaugurado em 23 de Setembro, tem seis salas com 520 metros quadrados e um PUE (Power Usage Effectiveness) de 1,25. Este Data Center é um dos maiores, mais eficientes e mais ecológicos do mundo, tendo a PT solicitado a certificação LEED – Platinum para os edifícios de serviços de apoio e LEED – Gold para o bloco do Data Center. A primeira e segunda fases desta obra representaram um investimento de 90 milhões de euros. A obra esteve a cargo da Somague e da OPWAY.

O Data Center tem um sistema ambiental único, o que lhe permite o uso do sistema de free cooling durante 99% do ano. Este Data Center obteve também a certificação Tier III pelo Ultimate Institute devido à tecnologia a infraestrutura de alta segurança que se prevê que venha a garantir uma disponibilidade anual de 99,98%.

O Data Center da PT vai criar 1.400 empregos directos e indirectos.

Veja de seguida algumas imagens desta grande projecto do Data Center da PT na Covilhã.
A PT promoveu um vídeo onde Rui Unas faz uma visita guiada ao seu Data Center. Aqui fica o vídeo:


Para finalizar recordamos alguns artigos que fomos escrevendo nos últimos meses sobre a construção do Data Center da PT:









Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO