terça-feira, 20 de agosto de 2013

OLI coopera na requalificação voluntária de Covas do Monte

A OLI participou na acção de requalificação de Covas do Monte, aldeia de xisto no concelho de São Pedro do Sul, levada a cabo, em regime de voluntariado, por 50 arquitectos estagiários e estudantes de arquitectura (portugueses e espanhóis), mestre-de-obras e técnicos experientes, no âmbito do projecto “Terra Amada”.

Durante 10 dias, entre 26 de Julho e 4 de Agosto, foram realizadas sete obras de reabilitação profunda e de conservação e restauro em habitações, equipamentos colectivos e rurais e acessibilidades do espaço público da aldeia. A intervenção mais profunda desta acção-piloto foi a “Casa da D. Irene”, designação dada a uma habitação onde vive sozinha uma senhora idosa e desprovida de infraestruturas básicas, nomeadamente instalações sanitárias.

A OLI participou nesta reabilitação, tendo assumido a responsabilidade de criar uma casa de banho segura e confortável. Nesse sentido, foi colocada uma base de duche integrada no pavimento, sem qualquer degrau, de modo a facilitar a acessibilidade e a liberdade de movimentos, e um autoclismo interior, equipado com o sistema de dupla-descarga e torneiras de bóia silenciosa e de rápido enchimento. Para accionar o autoclismo, a D. Irene escolheu a placa de comando metálica “Trend” de accionamento pneumático. As soluções de banho seleccionadas destacam-se por facilitar a limpeza e ampliar o espaço que, a partir de ontem, humaniza o modo de vida de alguém que viveu grande parte da sua vida sem as condições mínimas de habitabilidade.
A responsabilidade social é uma identidade da OLI que há meio século estuda, desenvolve e produz soluções de banho em Portugal que se destacam por ser inclusivas e sustentáveis e, assim, contribuírem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
De destacar que a iniciativa “Terra Amada” é promovida pela licenciatura de Arquitectura da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional das Beiras, em parceria com a Diocese de Viseu, a Câmara de São Pedro do Sul e a Junta de Freguesia de Covas do Rio, e procura, através do voluntariado e do mecenato, reabilitar o património construído e contribuir para o desenvolvimento local das aldeias serranas do concelho de S. Pedro do Sul.

Sublinhe-se ainda que a acção-piloto de requalificação da aldeia de Covas do Monte teve o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO