terça-feira, 9 de julho de 2013

InovaDomus desafia a cooperação em rede para reabilitar

A InovaDomus - Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro apresentou o estudo “Cooperação em rede e o mercado da Reabilitação” e a publicação “Guias para a Reabilitação”, na última semana, na Universidade de Aveiro.
A iniciativa assinalou a conclusão do projeto “Cooperar para Reabilitar”, desenvolvido entre fevereiro de 2012 e julho deste ano, que procurou promover a discussão do mercado da reabilitação entre as empresas do ‘cluster’ do habitat, fomentando a produção de conhecimento e a inovação de uma área de negócio prioritária para os setores da construção e do imobiliário.

O estudo “Cooperação em Rede e o Mercado da Reabilitação: Perspetivas, desafios e oportunidades” identificou como principais desafios para as empresas ligadas ao setor: a capacidade de chegar ao cliente final, obrigando a repensar a cadeia de redistribuição, e a capacidade de desenvolver soluções compostas, em parceria.

A publicação “Guias para a Reabilitação”, constituída por 16 guias de diferentes especialidades, aponta as anomalias mais frequentes em edifícios e apresenta um conjunto de soluções, produtos e estratégias.

António Oliveira, presidente da InovaDomus, referiu que se pretendeu “contribuir para a discussão da temática da reabilitação de forma inovadora e consistente, de forma a contribuir para que a reabilitação do edificado seja uma realidade, apesar das dificuldades legais e fiscais que precisam de outras medidas corajosas e estruturantes”.

Afirmou ainda que “a InovaDomus entende este trabalho como um primeiro contributo para a disseminação de informação estruturada para a Reabilitação, tendo a expetativa de, no futuro próximo, dar sequência a este trabalho pela via da sua melhoria e na procura de outros instrumentos de disseminação, em conjunto com as entidades envolvidas no projeto”.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO