terça-feira, 25 de junho de 2013

Colóquio sobre requalificação urbana em Viseu

A candidatura do Partido Socialista aos órgãos autárquicos do município de Viseu promove no próximo sábado, dia 29, um colóquio sobre “Requalificação urbana em cidades históricas”. A sessão terá lugar às 17 horas no salão nobre da Santa Casa da Misericórdia local, em pleno centro histórico da cidade, e nela intervirão António Magalhães, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e o arquiteto José Gomes Fernandes, docente universitário e antigo vereador do urbanismo da Câmara do Porto.

A iniciativa insere-se no ciclo de debates que a candidatura do PS está a promover para “escutar os viseenses sobre a situação do concelho e as suas necessidades e anseios, antes de fecharmos o compromisso eleitoral, com o qual pretendemos firmar com os nossos concidadãos um pacto de futuro e de progresso”, adianta o deputado José Junqueiro, candidato socialista à presidência da Câmara.
“O território faz parte da identidade de Viseu e constitui uma das prioridades do nosso projeto para o concelho”, acrescenta o cabeça de lista do PS. “A proximidade que queremos manter com as pessoas e as instituições passa por políticas de planeamento, ordenamento e valorização do território. Só assim poderemos inverter a inércia que ameaça o nosso centro urbano e incrementar a qualidade de vida no espaço rural, facilitando o repovoamento de algumas zonas, onde o envelhecimento e o desemprego são uma ameaça”, sublinha, a propósito, José Junqueiro, que pretende fazer de Viseu um cidade “mais inclusiva, sustentável e para todos”, para pode integrar a rede portuguesa de cidades saudáveis.

Neste quadro, a regeneração urbana e a requalificação da baixa de Viseu são assuntos que o candidato do PS já assumiu como prioritários, a par do relançamento económico e da criação de emprego, do trabalho em rede na área social e do relacionamento dos cidadãos com o município.

José Junqueiro convidou o presidente da Câmara de Guimarães, que considera ser “o autarca português que geriu o mais exigente processo de requalificação urbana” concretizado em Portugal nas últimas décadas, e o técnico que “lançou as bases para o trabalho de revitalização do tecido urbano que se vem fazendo no Porto”, uma vez que, lembra, o arquiteto Gomes Fernandes foi o primeiro diretor do CRUARB -Comissariado para a Renovação Urbana da Área da Ribeira/Barredo, cujo “trabalho foi essencial” para a segunda cidade do país ver o seu centro histórico classificado como património cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1996.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO