terça-feira, 23 de abril de 2013

Santo Domingo entra no capital da Prebuild

O grupo colombiano Santo Domingo vai entrar no capital da portuguesa Prebuild com o objectivo de constituir uma das maiores empresas do sector e assim disputar todo o mercado da América Latina. A nova “Prebuild Construção e Engenharia”, em que o grupo de João Gama Leão terá o controlo com 51 por cento do capital, pretende tornar-se numa das companhias líderes da região através da aposta na construção de habitação social, edifícios e, sobretudo, de infraestruturas.

O grupo liderado por Alejandro Santo Domingo terá uma participação inferior a 40 por cento. A Prebuild tenciona ainda agregar ao empreendimento uma das principais construtoras de Portugal, país onde se situam algumas das melhores especialistas em infraestruturas da Europa.

A Prebuild tem actualmente uma já importante operação de construção na Colômbia, com uma carteira de obras a rondar os 500 milhões de dólares.

Ao anunciar esta nova associação com o grupo Santo Domingo, João Gama Leão sublinhou que “da combinação das capacidades e tecnologias dos dois parceiros colombiano e português nascerá um dos grupos de construção mais importante da América Latina”.

O acordo entre os dois grupos foi firmado já depois da visita oficial à Colômbia do Presidente da República Portuguesa, Cavaco Silva, acompanhado por uma comitiva de 70 empresários portugueses. Em Bogotá, Cavaco Silva inaugurou a feira do livro, que este ano teve Portugal como “país convidado”.

A nova empresa será liderada pelo português João Gama Leão, presidente da Prebuild, Alejandro Santo Domingo, presidente do grupo fundado pelo seu avô e José Ignacio Robledo, presidente da Terranum, o maior fundo imobiliário da Colômbia e um dos mais importantes da região.

Recorde-se que a Prebuild e a Terranum estão já associados em diversos projectos de grande envergadura na Colômbia, destacando-se o Parque Industrial de Ganchasipá, composto por onze fábricas distribuídas por 39 hectares, num investimento conjunto de 250 milhões de US dólares.

SANTO DOMINGO, CENTRALCER E TVI
O grupo colombiano é chefiado por Alejandro Santo Domingo, que, aos 37 anos, e segundo a revista Forbes, detém uma fortuna pessoal superior a 11 mil milhões de euros, mais do dobro da capitalização bolsista de toda a banca portuguesa.

Com interesses em praticamente todos os continentes e sectores de actividade, desde o imobiliário, às bebidas, petróleo, media, hotelaria, banca, logística, automóvel, comércio e possuindo alguns dos maiores fundos de investimento, o Santo Domingo entrou em Portugal em 1990, quando a sua participada Bavaria comprou a Centralcer, dez anos depois vendida à Scotish & Newcastle. Já no início da década de 2000 apoiou Miguel Paes do Amaral na aquisição da TVI.

Através da aliança agora firmada com a portuguesa Prebuild, passa a deter capacidade também na área da engenharia e construção, posicionando-se para os significativos investimentos que diversos países da América Latina se preparam para desencadear no domínio das infraestruturas e habitação.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO