sexta-feira, 5 de abril de 2013

InovaDomus propõe reabilitar com criatividade

O “Dia da Inovação” organizado pela InovaDomus - Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro, no último dia 3 de Abril, em Ílhavo, contou com a participação de estudantes universitários, investigadores e profissionais ligados ao sector do habitat.

O programa contou com dois workshops - “100 ideias para a Reabilitação” e “Gerar e explorar ideias criativamente” – que resultaram em várias ideias que se podem agrupar em três grandes temas.

A reabilitação deverá procurar processos e equipamentos mais ágeis e fáceis de montar e colocar, como por exemplo, módulos transportáveis e leves, com acabamentos multicamada, que garantam o conforto e um custo inferior ao actual de aplicar em obra vários acabamentos.

A renovação deverá procurar medidas e componentes ‘standard’ permitindo uma construção tipo “leggo” ou “meccano”, de modo a que as peças encaixem sempre, o que facilitaria e simplificaria os processos.
A casa deverá servir todos os públicos, desde as crianças aos idosos passando pelas pessoas com mobilidade reduzida e outros tipos de incapacidade, e interagir com a envolvente. A reabilitação deverá assegurar uma interacção com o meio físico e com as empresas e entidades existentes na envolvente.

O “Dia da Inovação” culminou com uma criativa performance musical, em que foram idealizados e executados diversos sons a partir de materiais de construção, nomeadamente autoclismos, tubos de plástico e alumínio, luminárias ou azulejos. Este exercício de criatividade em cooperação permitiu transpor o ambiente industrial para dentro da casa, que é a actual sede da InovaDomus, e será, no futuro, o laboratório do habitat.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO