quinta-feira, 18 de abril de 2013

Grande Prémio de Literatura DST atribuído a Jacinto Lucas Pires

O Grande Prémio de Literatura DST foi atribuído ao escritor Jacinto Lucas Pires, com a obra «O verdadeiro actor». Com um valor pecuniário de 15 mil euros, o prémio é já uma das principais distinções na área da Cultura em Portugal, e será entregue ao autor na abertura da Feira do Livro de Braga, evento que tem o grupo DST como principal patrocinador.

De acordo com a deliberação do júri, presidido por Vítor Aguiar e Silva, a distinção atribuída à obra de Jacinto Lucas Pires justifica-se pela “agilidade e segurança nas narrativas, a par da elaboração formal em que relevam elementos de apuramento estético e inovação, que confirmam o autor como um dos nomes a valorizar na ficção portuguesa do presente”.

Nascido no Porto a 14 de Julho de 1974, Jacinto Lucas Pires reside actualmente em Lisboa e é um dos valores mais seguros no actual panorama literário nacional, onde se destacou com os títulos «Perfeitos Milagres» (romance, 2007), «Do Sol» (romance, 2004) ou «Universos e Frigoríficos» (1998). Em 2008, foi galardoado com o Prémio Europa-David Mourão Ferreira, atribuído pela Universidade de Bari e pelo Instituto Camões.

O Grande Prémio de Literatura DST, que este ano contou com 120 obras de prosa a concurso, é promovido anualmente, tendo como grande objectivo a distinção da melhor obra nacional publicada no biénio anterior. No sentido de abranger um maior espectro na produção literária, alterna todos os anos entre obras em prosa e poesia.

Para José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do Grupo DST, a instituição deste prémio “revela o empenho que mantemos no apoio e na promoção da cultura portuguesa, estimulando de forma decisiva a produção literária em Portugal”, frisando que “a importância que este galardão já atingiu no panorama cultural nacional torna-o incontornável e uma responsabilidade que o Grupo DST todos os anos honra e vai prosseguir com redobrado entusiasmo”. No final deste ano será publicado o regulamento para o concurso de 2013, que receberá a concurso obras de poesia publicadas no biénio 2011/2012.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO