segunda-feira, 22 de abril de 2013

Empresa portuguesa constrói primeira habitação unifamiliar baseada no conceito "Earthship" em Portugal

A empresa Portuguesa "Araújo e Roriz, Construções, Lda." está a desenvolver na Trofa o seu 1º Projecto baseado no conceito de construção tipo "EARTHSHIP". Este projecto denominado de "Projeto EcoCivil" é pioneiro no nosso país e assenta basicamente em 4 Pilares fundamentais: Segurança das pessoas, e a regra dos 3 R’s, Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Mário Roriz, administrador da empresa, em declarações ao Engenharia e Construção afirmou que "a construção com recurso a materiais reciclados e reutilizados é uma aposta desta empresa, que se encontra neste momento a tentar a certificação deste sistema no nosso País".

A moradia que a empresa está a executar na Trofa será construída apostando em materiais reciclados e aproveitando pneus, terra e latas, como à frente mostramos. Este tipo de construção é mais barato que a construção convencional de casas.

Possuindo o know-how para a execução deste tipo de construção a "Araújo e Roriz, Construções, Lda." é "uma empresa que também executa qualquer tipo de obra, dentro do seu Alvará", utilizando sistemas há muito usados em Portugal, sempre com a vertente de sustentabilidade como pano de fundo.

Segundo Mário Roriz "o objectivo da nossa empresa, que já tem em carteira uma outra obra neste sistema, é divulgar e melhorar este conceito no nosso País, por forma a manter a sua actividade e oferecer ao cliente, aliada à qualidade, preços cada vez mais competitivos".

De seguida apresentamos imagens que documentam o início da construção de uma parede exterior em pneus, incluindo a betonagem da primeira fiada:
E aqui fica um exemplo de como as latas além de usadas na construção, também são um elemento utilizado na segurança da obra:










2 Comentários:

Soares disse...

As latas são certificadas?.,.:),,,com as questões burocraticas em Portugal como se licencia este tipo de construção?...

Miguel disse...

Com tanto betão de Eco tem 0! Querem copiar o que se faz lá fora, ao menos percebam porque e como se faz 1o.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO